03/05/11 11h33

Vendas do varejo de SP crescem em abril

Valor Econômico

As vendas a prazo cresceram em abril na comparação com o mesmo mês de 2010 no comércio de São Paulo, segundo a Associação Comercial de São Paulo (ACSP), com base nas consultas ao Serviço Central de Proteção ao Crédito, que registraram expansão de 7,4%. As vendas se aceleraram na última semana de abril por causa de uma antecipação da compra de bens duráveis para o Dia das Mães, movimento não comum para a época, de acordo com a associação.

As vendas à vista medidas de SCPC/Cheque cresceram 4,4%, usando a mesma base de comparação, percentual inferior ao aumento registrado até março, de 8,8% sobre 2010. Segundo a ACSP, o resultado se deveu a uma ausência do frio em abril, o que atrasou as vendas de roupas de inverno.

Os registros de inadimplência marcaram uma aceleração de 5,2% em abril deste ano, comparado com o mesmo período de um ano antes. Os registros cancelados por /renegociação de crédito tiveram alta de 0,6%. "Isso mostra que a inadimplência continua subindo no ano dentro do comportamento sazonal, mas sem sinalizar descontrole", apontou a associação, em nota.

Na avaliação da associação, o ritmo das vendas de bens duráveis está mantido em relação ao primeiro trimestre (+7,3%), enquanto as vendas de menor valor (roupas e calçados) aguardam a chegada do frio para voltarem a crescer.