12/04/11 11h27

Vendas do Pão de Açúcar sobem 58,9% no 1º trimestre para US$ 7,73 bi

Valor Econômico

O Grupo Pão de Açúcar informa dados de vendas brutas consolidados do primeiro trimestre de 2011, o que inclui todos os formatos e negócios operados pela companhia e soma R$ 12,373 bilhões (US$ 7,73 bilhões), alta de 58,9% em relação ao primeiro trimestre de 2010. As vendas líquidas cresceram 55,9% para R$ 10,868 bilhões (US$ 6,8 bilhões) na mesma comparação. A empresa informa também o dado de vendas brutas excluindo as operações de Casas Bahia, que atingem R$ 8,704 bilhões (US$ 5,4 bilhões) (+11,8%), enquanto as vendas líquidas ficam em R$ 7,806 bilhões (US$ 4,9 bilhões) (+11,9%).

As vendas brutas no conceito mesmas lojas (em operação há pelo menos um ano e que não considera Casas Bahia) cresceram 6,8% no primeiro trimestre de 2011 ante igual intervalo de 2010, com o efeito sazonal de Páscoa no segmento de alimentos (GPA Alimentar) - em 2010, a Páscoa ocorreu no início do mês de abril (dia 4), mas neste ano será no final do mês (dia 24) e, portanto, terá impacto sobre as vendas de abril/11. Assim, o grupo optou por divulgar os resultados para o quadrimestre (janeiro-abril), visando neutralizar o efeito sazonal de Páscoa, sem o qual o crescimento seria de 8,7%.

Especificamente na linha GPA Alimentar, as vendas brutas e líquidas do GPA Alimentar totalizaram R$ 6,640 bilhões (US$ 4,2 bilhões) e R$ 5,984 bilhões (US$ 3,7 bilhões), respectivamente. Para a comparação entre os períodos houve um ajuste em relação ao primeiro trimestre de 2010, subtraindo as vendas do Extra Eletro e Extra.com.br do segmento. Essas operações foram alocadas na Globex, conforme a nova estrutura do grupo. Assim, sem Extra Eletro e Extra.com.br, o crescimento de vendas (brutas e líquidas) do GPA Alimentar seria de 9,7% em relação ao primeiro trimestre de 2010. Excluindo o efeito sazonal da Páscoa, o crescimento seria de 12,2%.

Ainda de acordo com informe preliminar de vendas do período, no conceito mesmas lojas, as vendas brutas tiveram crescimento de 5,6%. Sem o efeito de Páscoa, o índice seria de 7,9%. No caso das vendas líquidas, o aumento é de 5,7% na mesma comparação e sem contar a sazonalidade da Páscoa, +8,0%. Seguindo em mesmas lojas, as vendas de não-alimentos cresceram 11,6% e as de alimentos 3,6% no período. Excluindo o efeito de Páscoa, esse crescimento seria de 6,6%.

As vendas brutas da Globex, que incluem as lojas do Ponto Frio, Casas Bahia e Nova Pontocom (de comércio eletrônico) apresentaram no primeiro trimestre de 2011 crescimento de 297,4% em relação ao primeiro trimestre de 2010, totalizando R$ 5,733 bilhões (US$ 3,6 bilhões). Sem contar Casas Bahia, as vendas brutas cresceriam 43,1% no período, para R$ 2,064 bilhões (US$ 1,3 bilhão). As vendas líquidas totais foram de R$ 4,884 bilhões (US$ 3,1 bilhões), alta de 288,4%. Tirando Casas Bahia ficariam em R$ 1,821 bilhão (US$ 1,14 bilhão), 44,9% acima do primeiro trimestre de 2010.

No conceito mesmas lojas (em operação há pelo menos um ano), as vendas brutas cresceram 10,9% e as líquidas, 10,5% no mesmo período de comparação. Especificamente em lojas físicas as vendas nesse conceito cresceram 6,4% ante o primeiro trimestre de 2010, com destaque para Extra Eletro, convertida para Ponto Frio no final do ano passado. Excluindo essas lojas, o crescimento seria de 9,5%. O relatório de vendas lembra ainda que ocorreu o término da redução do IPI no primeiro trimestre de 2010. No caso da Nova Pontocom, as vendas brutas cresceram 20,9% no primeiro trimestre de 2011 e 33%para o e-commerce.

A expectativa do grupo para 2011 segue inalterada, projetando para eletroeletrônico um faturamento bruto acima de R$ 20 bilhões (US$ 12,5 bilhões) em lojas físicas e um crescimento de vendas da Nova Pontocom de 30% a 50% acima do mercado online.