09/08/23 15h02

Vendas do comércio de Ribeirão Preto sobem 2% em julho

Tribuna Ribeirão

As vendas do comércio de Ribeirão Preto cresceram 2% em julho na comparação com o mês anterior, quando a alta foi de 3,21% em junho, apon­ta levantamento do Centro de Pesquisas do Varejo (CPV), mantido pelo Sindicato do Co­mércio Varejista de Ribeirão e Região (Sincovarp) – atende 43 cidades – e pela Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL RP).

É a sexta alta consecutiva, neste ano. A única queda ocor­reu em janeiro (-6,88%). As vendas cresceram 5,8% em fe­vereiro, voltaram a registrar alta de 5% em março, repetiram o desempenho em abril e avan­çaram 6,2% em maio. Quando a comparação é feita com o mesmo período do ano passa­do, o crescimento médio das vendas de julho chega a 3,75%.

O resultado positivo de julho foi sustentado principalmente pelas vendas de roupas, calça­dos e artigos relacionados ao clima frio e ao período de férias. “Apesar do frio, julho é um mês efervescente no que diz respeito a passeios e entretenimento para os estudantes, além das viagens em família que sempre acabam exigindo a compra de roupas e calçados novos, ou mais algum acessório”, diz o analisa Diego Galli Alberto, pesquisador e co­ordenador do CPV.

“Ainda mais quando os destinos são localidades que têm o frio como grande atra­ção”, analisa. Ele também atri­bui a performance positiva ao fato de Ribeirão Preto ser um grande polo regional de con­sumo. “Para a população da região, que optou por curtir as férias com os filhos, sem viajar ou viajando pouco, Ribeirão tornou-se uma boa opção de passeios para compras, lazer, entretenimento e gastronomia, o que sempre acaba incremen­tando as vendas do varejo lo­cal”, diz.

Acumulado do semestre

No primeiro semestre de 2023, as vendas do varejo de Ri­beirão Preto acumularam alta de 18,33%, já considerando a queda de -6,88% registrada em janeiro. No período, a média de crescimento das vendas no co­mércio local ficou em 3,05%, ao mês, abaixo da média apurada no primeiro semestre de 2022, que foi de 4,09% ao mês, oca­sião em que o acumulado do período foi de 24,54%.

Novo indicador do CPV

O CPV também apurou que o comércio de Ribeirão Preto, movimentou R$ 600 milhões em vendas no primei­ro semestre de 2023, média de R$ 100 milhões, ao mês, entre janeiro e junho. Na compara­ção com o mesmo período de 2022, o faturamento teve que­da de -9,33% em relação aos seis primeiros meses do ano passado, quando o setor mo­vimentou R$ 656 milhões, mé­dia de R$ 109 milhões ao mês.

Empregabilidade

Em julho, a média de va­riação entre vagas de empre­go abertas e fechadas, no co­mércio varejista de Ribeirão Preto, teve alta de 5%, acom­panhando a movimentação da cidade. Nos dois meses anteriores, o indicador havia registrado estabilidade.

Índice de Confiança

Sobre a expectativa dos ne­gócios para os próximos três meses (no curto prazo), consi­derando uma escala que vai de 1 a 5 pontos, em que 1 significa “muito pessimista” e 5 “muito otimista”, o Índice Sincovarp/ CDL de Confiança do Varejo ficou em 3,5 pontos, em julho (ante 3,4 pontos, em junho), classificado como positivo.

Considerando a mesma es­cala, o índice para os próximos doze meses (de longo prazo) fi­cou em 3,5 pontos (ante iguais 3,5 pontos, em junho), tam­bém considerado positivo. “O primeiro semestre foi positivo projetando um fim de ano pro­missor para o comércio varejis­ta, ainda que o desempenho de 2023, até o momento, esteja um pouco abaixo do apurado no ano passado”, diz Galli Alberto.

“Fatores como a recente redu­ção da taxa de juros Selic, o apa­rente controle da inflação, dólar em baixa e o programa de rene­gociação de dívidas, reforçam a tendência de boas vendas para o segundo semestre. O maior pon­to de atenção é quanto aos preços dos combustíveis que podem voltar a subir por conta da dis­parada do preço do petróleo no mercado internacional”, emenda.

Dia dos Pais

O varejo de Ribeirão Preto projeta crescimento entre 4% e 6% nas vendas para o Dia dos Pais, celebrado no próxi­mo domingo, 13 de agosto, na comparação com o mesmo pe­ríodo do ano passado, quando o avanço foi de 3,75%. O valor médio desembolsado para a compra do presente deve va­riar entre R$ 150 e R$ 200.

Em Ribeirão Preto, roupas representam a maior parte das intenções de compra para o Dia dos Pais (54%), seguidas de cal­çados (40%), perfumes e cos­méticos (37%), acessórios como meias, cintos, óculos, carteiras e relógios (32%), além de celulares e artigos de tecnologia (21%).

Fonte: https://www.tribunaribeirao.com.br/site/vendas-do-comercio-sobem-2-em-julho/