24/02/10 10h55

Vendas do comércio crescem 5,9% em 2009

O Estado de S. Paulo

O comércio varejista conseguiu driblar a crise e aumentou as vendas em 5,9% em 2009, segundo mostra pesquisa divulgada ontem pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística ( IBGE). Apesar do bom desempenho no acumulado do ano, o setor reduziu o ritmo de crescimento em dezembro, com queda de 0,4% na comparação com o mês anterior, o primeiro resultado negativo após sete meses consecutivos de alta.

O técnico da coordenação de comércio e serviços do IBGE, Reinaldo Pereira, considera o recuo de dezembro como uma "acomodação" e acredita que a tendência para o varejo ainda é de crescimento. Segundo ele, as boas perspectivas de crescimento da economia brasileira deverão impulsionar o setor este ano. Na comparação com dezembro de 2008, as vendas subiram 9,1%.

Pereira explica que o recuo apurado em dezembro ante novembro ocorreu apesar do Natal, porque os cálculos ante o mês anterior são feitos com ajuste sazonal, ou seja, eliminam as influências de determinado período, no caso o aquecimento do consumo do último mês do ano. "O ajuste sazonal esquece que existe Natal", comentou.

Segundo ele, mesmo a constatação de que um mês de dezembro não apresentava queda nas vendas ante o mês anterior desde 2003 muda a avaliação de que o sinal negativo é pontual. Outro argumento apresentado por Pereira é o aumento no índice de média móvel trimestral, considerado o principal indicador de tendência, que registrou variação de 0,6% no trimestre encerrado em dezembro ante o terminado em novembro.

Entre as dez atividades pesquisadas pelo IBGE, os destaques de crescimento em 2009 ficaram com hiper e supermercados (segmento com maior peso na pesquisa e cujas vendas aumentaram 8,3%), artigos farmacêuticos (11,8%), artigos de informática (10,6%) e veículos e motos, partes e peças (11,1%).