Vendas do comércio avançam 0,6% em RP
Tribuna de RibeirãoDepois da queda de 0,55% em janeiro, que interrompeu uma sequência de sete altas consecutivas, as vendas nas lojas ribeirão-pretanas registraram aumento de 2,5% em fevereiro. Os negócios dispararam 14,5% em março, mas, em abril, o avanço foi tímido, de 0,6% na comparação com o mesmo período do ano passado.
As informações são do levantamento realizado pelo Centro de Pesquisas do Varejo (CPV), mantido pelo Sindicato do Comércio Varejista de Ribeirão e Região (Sincovarp) – atende 43 cidades – e pela Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL RP), divulgado nesta quarta-feira, 11 de maio. Na comparação entre abril e março deste ano, as vendas cresceram 5,6%.
Segundo o CPV, a alta de abril tem por base a retomada dos grandes eventos em Ribeirão Preto, como o Ribeirão Rodeo Music, que atraiu mais de 150 mil pessoas para a cidade, e onde foram negociados R$ 11,243 bilhões em vendas de máquinas agrícolas, de irrigação e de armazenagem. Neste ano, 193 mil pessoas visitaram a feira.
Segundo estudo do Centro de Inteligência da Economia do Turismo (Ciet), da Secretaria de Turismo e Viagens do Estado, 85,2% dos participantes eram de fora da Região Metropolitana de Ribeirão Preto, índice considerado elevado. Excluindo os moradores, mais de 135 mil pessoas de todo o país estiveram na feira, com impacto econômico – gastos totais dos turistas – de quase R$ 400 milhões em toda a região.
O gasto individual, no período, foi de R$ 2.901 por pessoa, totalizando R$ 391.635.000. De acordo com a pesquisa, 41,7% ficaram em hotéis da região. Além da feira e da hospedagem, as principais atividades e despesas foram com gastronomia (47,1%), compras (30,7%) e vida noturna/bares (29,8%).
“São indicadores que confirmam a continuidade do processo de recuperação do Varejo local e regional. Mesmo com pressão inflacionária, renda fraca e juros elevados, o comércio continua a crescer e isso é muito importante”, analisa Diego Gali Alberto, pesquisador e coordenador do CPV.
Empregabilidade
Em abril, a variação média entre vagas abertas e fechadas, no Varejo de Ribeirão Preto, ficou positiva em 2%, apontando para uma estabilidade. “A retomada dos eventos de entretenimento e de negócios, acabou gerando mais contratações no setor de serviços”, diz Diego Gali Alberto.
“A grande maioria dos comerciantes preferiu trabalhar com as equipes que já têm do que contratar temporários. É uma forma de também segurar o custo fixo operacional e manter o fôlego até o segundo semestre”, explica o pesquisador e coordenador do CPV.
Índice de Confiança
Questionados sobre qual a expectativa para o futuro dos negócios nos próximos três meses de 2022 (curto prazo), com base numa escala que vai de 1 a 5 pontos, em que 1 significa “muito pessimista” e 5 “muito otimista”, o Índice de Confiança do Varejo ficou em 3,4 pontos, considerado positivo, porém, menor que o registrado em março quando o indicador ficou em 4,3 pontos.
Na perspectiva de longo prazo (um ano) e com base na mesma escala, o Índice de Confiança ficou em 3,6 pontos, avaliado como positivo, mas também menor do que os 4,3 pontos registrados em março. “Entre março e abril os preços dos combustíveis subiram em decorrência da alta no preço internacional do barril de petróleo”, diz Gali Alberto.
“Isso aumentou a pressão inflacionária e diminuiu o poder de compra dos consumidores. Essa é uma realidade mundial, desencadeada pela crise da pandemia de covid-19 e agravada pela guerra na Ucrânia. E com a possibilidade de termos muita turbulência até o final de 2022, por conta das eleições, os lojistas estão mais cautelosos em suas projeções”, finaliza.
Fonte: https://www.tribunaribeirao.com.br/site/vendas-do-comercio-avancam-06-em-rp/