16/07/10 11h55

Vendas do Carrefour crescem 36% no Brasil e 6,3% no mundo

Valor Econômico

As vendas da varejista francesa Carrefour no Brasil, no segundo trimestre, somaram € 3,024 bilhões, o que representa um crescimento de 36,1% em relação ao mesmo período de 2009. Em moeda constante, o aumento foi de 10,1% e, pelo conceito de mesmas lojas, houve alta de 2,9%. A rede francesa informou que o Atacadão contribuiu significativamente para o crescimento das vendas, com um avanço pelo critério mesmas lojas próximo de dois dígitos no trimestre. "Em um ambiente adverso, conseguimos registrar vendas sólidas no primeiro semestre, com ganhos de participação de mercado na França, um forte crescimento na América Latina e um avanço mais rápido na Ásia", declarou em nota o presidente do Carrefour, Lars Olofsson

Os destaques de crescimento ocorrem na Ásia e América Latina, onde as vendas avançaram 21,4% e 34,1%, respectivamente (9,3% e 13,1%, em moeda constante). Na França, sede da companhia e seu principal mercado, as vendas subiram 2,7%, para € 10,414 bilhões. As vendas mundiais consolidadas do Carrefour atingiram € 24,9 bilhões no segundo trimestre, aumento de 6,3% em comparação ao mesmo período do ano passado, considerando os efeitos de câmbio das moedas onde a rede atua. Se desprezado o efeito cambial, a expansão foi de 0,8% no período. No acumulado do primeiro semestre, as vendas mundiais atingiram €48,9 bilhões, com alta de 5,9% (avanço de 1,5% em moeda constante).

Segundo a varejista francesa, seu desempenho na Europa foi prejudicado pela queda das vendas na Espanha e também pelas greves na Bélgica após a companhia anunciar a reestruturação de suas operações no país. As vendas no continente diminuíram 2,9% no trimestre, sendo que, apenas na Bélgica, a queda foi de 8,9%, e na Espanha o recuo foi de 5,5%.