17/04/09 11h08

Vendas do Carrefour caem no mundo e sobem no Brasil

Valor Econômico - 17/04/2009

Entre os 10 principais países emergentes em que o Carrefour atua, o Brasil e a Argentina foram os dois únicos mercados onde as vendas da varejista francesa cresceram nos três primeiros meses deste ano sobre igual período de 2008, considerando a mesma base de lojas existente em ambos trimestres. O desempenho positivo faz com que a América Latina continue se destacando mundialmente, sendo a única região neste ano em que o Carrefour apresenta aumento nas vendas pelo critério "mesmas lojas", principal indicador utilizado pelo varejo.

Enquanto na América Latina houve um crescimento de 5,1% no faturamento, as receitas na França e Europa caíram 5% e 5,3%, respectivamente. Na Ásia, a queda foi ainda maior, de 6,7%, considerando-se o movimento das lojas abertas há pelo menos um ano. No Brasil, o Carrefour registrou, pelo critério de "mesmas lojas", um aumento de 2,3% no primeiro trimestre. Considerando todas as lojas, o faturamento do grupo (em reais) foi 11,7% maior. Mas em euros, devido à desvalorização do real, o faturamento do grupo caiu 3,4%, totalizando 1,922 bilhão de euros nos três primeiros meses. O Pão de Açúcar anunciou na semana passada que suas vendas brutas no conceito "mesmas lojas" cresceram 4,6% em relação ao primeiro trimestre de 2008. A varejista saiu-se melhor que o Carrefour.