04/12/08 10h47

Vendas disparam até 40% nos shoppings e animam lojistas

DCI - 04/12/2008

Com as vendas até 40% maiores em alguns shopping centers da capital paulista, no último fim de semana, os lojistas demonstram otimismo com relação ao comércio para o Natal. Outro termômetro que indica fôlego para o varejo neste período é o nível de inadimplência de novembro, que, segundo a Associação Comercial de São Paulo (ACSP), esteve controlado. Os shoppings registraram aumento de vendas e público em novembro, principalmente depois do pagamento do 13º salário, com grande procura por itens como roupas e acessórios, e eletrônicos e celulares. No Central Plaza Shopping, na capital paulista, foi registrado incremento de vendas de 12,5% e aumento de fluxo de público de 10% neste último final de semana. As expectativas iniciais para o Natal eram aumento de vendas de 11%, índice superado antes mesmo de dezembro. No Shopping Interlagos, em São Paulo, por exemplo, que pertence ao Grupo Savoy, só neste último final de semana houve um aumento de 7% nas vendas em comparação com o mesmo final de semana do ano passado. Um dos motivos que colaboraram é o recebimento da primeira parcela do 13º salário esta semana, estimulando as compras. 2008 também foi de forte crescimento para o Shopping Center 3, tanto que no mês de outubro ultrapassou o faturamento de 2007. "A nossa média de crescimento de vendas nestes dez meses de 2008 foi de 30% quando comparada ao mesmo período do ano passado, e a freqüência de público também está avançando de maneira sustentável, a nossa média é de 34 %. Recebemos aproximadamente 1 milhão de pessoas ao mês", afirma Luís Ivã de Brito, superintendente do mall. O fim de semana depois do pagamento da primeira parcela do 13º levou muitos consumidores ao Boavista Shopping, na zona sul da capital paulista, para as compras de Natal. No último dia 29, sábado, o shopping registrou intenso movimento, com acréscimo de 34% no fluxo de visitantes, comparado ao mesmo fim de semana de 2007. A crise econômica ainda vai passar longe dos empreendimentos administrados pela AD Shopping. A expectativa para o fim do ano é de aumento, tanto de público como em vendas. Segundo Tony Bonna, coordenador de marketing da empresa, a expectativa média de crescimento é de 40% em público, gerando crescimento de 30% nas vendas em relação ao ano passado, nos empreendimentos que tiveram expansão e inauguração de lojas-âncoras, como Shopping Bonsucesso, Center Plaza de Limeira, Aquarius Shopping, Bauru Shopping, Jaracati Shopping, Minas Sul, Shopping Rio Claro e Minas Shopping. Para os centros de compras já maturados, graças às campanhas institucionais, como os "4 Dias de Loucura de Natal", o crescimento de fluxo de pessoas é na média de 12%, e nas vendas, de 20%, como no Esplanada Shopping, Campinas Shopping, Taubaté Shopping, Center Lapa, Terra Parque, IT Center e Iguatemi Belém.