19/11/09 12h17

Vendas diretas registram US$ 3,37 bi em volume no 3º trimestre

Valor Econômico

A Associação Brasileira de Empresas de Vendas Diretas (Abevd) registrou R$ 5,791 bilhões (US$ 3,37 bilhões) em volume de negócios no terceiro trimestre de 2009; 17,8% mais que em igual período do ano passado. Descontada a inflação acumulada de 4,3%, o crescimento real obtido foi de 13,5%. Entre julho e setembro, o setor contou com o envolvimento de 2,378 milhões de revendedores, uma soma 19,2% superior ao acumulado em 12 meses, conforme divulgou a entidade. A grande expansão desse canal de vendas seria o principal responsável pelo crescimento dos negócios.

O número de produtos comercializados por revendedor sofreu redução de 5,1%, como consequência da forte chegada de novos revendedores, cujo desempenho historicamente tende a se corrigir com o tempo, conta o presidente da Abevd, Lírio Cirpiani. Segundo a entidade, a média de produtos vendidos 'por revendedor' no trimestre foi de 193,9. "Esse recuo tende a ser recuperado à medida que eles adquirem mais experiência", conta Cipriani, em nota.

Considerando-se a soma total dos revendedores cadastrados nas empresas do setor, como Avon, Natura, Jequiti e Hermes, e incluindo aqueles que não realizaram pedidos durante o estudo, foi obtida a soma de 3,476 milhões de revendedores. Destes, 68,4% estiveram ativos, representando um ganho de 1,4 % na participação dos cadastrados.

O preço médio do item vendido teve valorização de 4,2% em comparação ao terceiro trimestre do ano passado, acompanhando a evolução do Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) acumulado no período, de 4,3%. O tíquete médio registrado nas vendas foi de R$ 12,60 (US$ 7,3).