02/08/11 14h12

Vendas de veículos devem crescer até 12% em 2012, dizem consultorias

Folha de São Paulo

As vendas de automóveis e veículos comerciais leves no Brasil devem crescer até 12% no próximo ano. Segundo cálculos da Tendências Consultoria, o crescimento é maior que os cerca de 5% estimados para este ano, número que carrega os reflexos de uma desaceleração nas vendas devido ao aperto nas condições de financiamento.
"As medidas restritivas ao crédito vão começar a se dissipar no ano que vem", diz Roberta da Veiga, economista da Tendências.

"Voltará o crescimento na média dos anos anteriores, talvez um pouco acima por causa da base de comparação baixa deste ano."

A RC Consultores, por sua vez, projeta para o ano que vem crescimento de 7% nas vendas internas somadas as importações, chegando a 4,1 milhões de veículos comercializados no país.
As importações devem apresentar o maior avanço, de 20%, atingindo mais de 1 milhão de veículos, segundo previsão da RC.

A produção, entretanto, deve crescer cerca 3%, para 3,39 milhões de novas unidades em 2012, de acordo com a Tendências.
"Vai ter um descompasso inicial por causa do crescimento das importações e do tempo de maturação dos investimentos", diz Veiga.

Em 2013, quando começar a operação das fábricas da Hyundai e da Chery no país e o câmbio atingir patamar razoável, o crescimento deve chegar a 14,7%, diz Veiga.