04/04/23 14h48

Vendas de veículos crescem 16% no primeiro trimestre

Autodata

Com uma forte demanda das locadoras nos seus últimos dias março encerrou com 198,9 mil automóveis, comerciais leves, caminhões e ônibus emplacados, de acordo com dados preliminares do Renavam obtidos pela Agência AutoData. Assim o primeiro trimestre fechou com alta de 16,3% sobre igual período do ano passado, com 471,6 mil veículos licenciados.

De janeiro a março de 2022, vale lembrar, o mercado foi fortemente prejudicado pela crise dos semicondutores que paralisou, em escala muito maior do que nos primeiros meses deste ano, as linhas das fabricantes instaladas no País. Com 405,6 mil veículos vendidos o primeiro trimestre do ano passado foi o pior em dezessete anos.

O resultado de março foi positivo: o mercado cresceu 35,5% sobre o mesmo mês de 2022, que registrou 146,8 mil emplacamentos, e 53,1% com relação a fevereiro e suas 129,9 mil unidades. A média diária de vendas chegou a 8,6 mil veículos/dia, superior às 6,5 mil/dia de janeiro e às 7,2 mil/dia de fevereiro.

Fonte ligada ao varejo, porém, relatou que nos últimos dias muitos veículos foram emplacados e direcionados para locadoras com descontos generosos, o que inflou o resultado. Segundo um diretor de montadora ouvido pela reportagem quem puxa o crescimento são as vendas diretas: no varejo as coisas estão estagnadas.

É notável o retorno das promoções das concessionárias, anunciando descontos, facilitação no financiamento e até combustível grátis por um ano. Ainda assim as vendas estão travadas: os consumidores não conseguem crédito no banco, que vem negando muitas fichas – e, quando conseguem, as taxas são elevadas. Disse a fonte que nunca viu tantas dificuldades no crédito como atualmente.

Em março a Fiat Strada liderou as vendas, com 9,9 mil emplacamentos. Completam o pódio o Hyundai HB20, 8,4 mil unidades, e Chevrolet Onix, 8,3 mil.

Fonte: https://www.autodata.com.br/noticias/2023/04/03/vendas-de-veiculos-crescem-16-no-primeiro-trimestre/53839/