Vendas de veículos alcançam 1 milhão de unidades em 2024
Marca, segundo Anfavea, não era alcançada até a primeira quinzena de junho desde 2019
Automotive BusinessO desempenho nos licenciamentos de veículos neste ano já se assemelha ao de 2019. Pela primeira vez em cinco anos, as vendas alcançaram 1 milhão de veículos na primeira quinzena de junho.
Segundo dados da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), no ano passado, essa marca foi alcançada apenas em 2 de julho.
Em 2019, as vendas de veículos chegaram a 1 milhão de veículos em 23 de maio. No entanto, nos anos seguintes, os emplacamentos alcançaram este patamar só no segundo semestre. Em 2020, em 5 de agosto, em 2021 no dia 21 de junho e em 2022, em 15 de julho.
Para 2024, a Anfavea projeta vendas de 2,45 milhões de veículos, o que representaria alta de 7% sobre 2023. Na divisão por grandes segmentos, espera-se aumento de 6,6% para automóveis e comerciais leves, e de 14,1% para caminhões e ônibus.
Revisão das estimativas em julho
Esta estimativa, no entanto, deve ser revisada ao fim, do primeiro semestre. O presidente da entidade, Marcio de Lima Leite, informou que na próxima divulgação dos dados de vendas, produção e exportação, a Anfavea deverá apresentar uma nova expectativa para o mercado este ano.
“Com os números de junho já teremos mais clareza quanto ao desempenho do mercado”, disse Leite durante a última apresentação dos dados da Anfavea.