30/01/08 10h27

Vendas de supermercados têm maior alta desde 98

Folha de S. Paulo - 30/01/2008

O cenário econômico favorável levou os supermercados a um crescimento real de 5,92% no faturamento no ano passado. A expansão nas vendas é a maior desde 1998, segundo o presidente da Abras (Associação Brasileira de Supermercados), Sussumu Honda, quando o país ainda vivia a euforia do Plano Real. Como a metodologia da pesquisa mudou no início da década, a Abras só divulga a variação a partir de 2003. O preço dos alimentos foi o principal motivo da elevação na receita. O segmento puxou a alta de 4,46% do IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo) com o aumento de 10,79% em 2007, com destaque para carnes, feijão, leite e derivados. Aliado a esse fator, houve o crescimento no volume de itens vendidos (3,1% no acumulado do ano até outubro), mais oferta de crédito e aumento real da renda do trabalhador, de 3,2%, segundo o IBGE. Para este ano, Honda projeta crescimento entre 4% e 4,5%, já que a base de comparação será alta -em 2006, houve queda de 1,65% no faturamento- e a crise no mercado financeiro pode afetar a decisão do consumidor de ir às compras.