Vendas de natal movimentarão R$ 6,97 bilhões na RMC, projeta Acic
Previsão é de aumento de 3% em comparação ao registrado ano passado na data mais importante do comércio brasileiro
Correio PopularA Associação Comercial e Industrial de Campinas (Acic) projeta R$ 6,97 bilhões em vendas de Natal para a Região Metropolitana de Campinas (RMC), aumento de 3% em comparação ao montante de 2023. De acordo com a entidade, a data é a mais importante para o comércio brasileiro, especialmente pelo recebimento do 13˚ salário, algo que tradicionalmente aumenta o poder de compra da população.
Para Camila Sanches, gerente há sete anos de uma loja de variedades e presentes localizada na avenida Francisco Glicério, Centro de Campinas, “contando o antes e depois da pandemia, esse é o melhor Natal que nós já tivemos e ainda nem chegou a data”. Ela afirmou que o segredo para o crescimento das vendas foi antecipar as vendas de artigos natalinos. “Logo após o Dia das Crianças, em outubro, nós já começamos a montar a decoração para o Natal”, explicou. A estratégia funcionou, uma vez que a clientela encontrou artigos temáticos na loja antecipadamente.
Dentre os artigos mais procurados estão as árvores de diversos tamanhos, bolas coloridas, fitas, enfeites de mesa e as luzes (pisca-piscas). “Nossa expectativa para dezembro é que as vendas dos artigos natalinos também alavanquem os produtos para presentes, especialmente no setor de brinquedos. Com isso esperamos dobrar as vendas em relação ao ano passado”, concluiu Camila. A aposentada Helena Cardoso, 72, é uma das pessoas que já comprou as decorações para as festas. “Eu renovo todos os anos a decoração. Neste ano, as cores principais são dourado e vermelho para a árvore e para os itens decorativos de mesa”, contou. Ela reforçou que sempre compra os pisca-piscas à pilha, não utilizando nenhum produto que precise de tomada. “Eu tenho muitos netos, é uma maneira de protegê-los.”
Em outra loja, também na Francisco Glicério, um casal estava com as duas filhas pequenas, uma de 3 anos e a outra de apenas 4 meses, comprando diversos artigos de decoração. A mãe, Mary Ellen Lisboa, 32, explicou que neste ano a família quer celebrar o nascimento de Cristo e a união familiar, “desejando votos para um ano de 2025 melhor”. Comprando uma árvore, luzinhas, enfeites para decorar os móveis e laços coloridos, o pai, Caleb Moreira Dias, 29, complementou. “Nossa ideia também é recriar aquele Natal que vivemos na infância e passar para as meninas um clima acolhedor, da alegria de ganhar um presente.”
Fora do Centro, no bairro Vila Padre Anchieta, Paulo Plachi, sócio de uma loja de papelaria e presentes há 38 anos, também aposta nos artigos natalinos para impulsionar as vendas. “Nós começamos as vendas dos artigos de Natal todos os anos após o Halloween. A nossa expectativa é, ao menos, superar a inflação anual. Queremos aumentar as vendas em 10%”, revelou. Ainda no Padre Anchieta, em uma loja de moda feminina, a vendedora Brenda Monick comentou que apesar de a loja não investir em produtos ou decoração natalina, as vendas sempre aumentam no Natal. “É a época do ano que mais vendemos. São principalmente blusas e vestuário feminino em geral, para presente.”
Empregos temporários
De acordo com a Acic, as contratações temporárias para o segundo semestre de 2024 estão aquecidas. Unindo as datas de Dia das Crianças, Black Friday, Natal e Ano-Novo, a projeção de aumento é de 4,06% com relação à 2023, representando 16.535 vagas para a RMC. Dessas, são esperadas 13.602 novas vagas para o final do ano (Natal e Ano Novo). Das vagas abertas, 7.811 serão em lojas de Campinas, representando um aumento de 3,86% na comparação com 2023. As projeções da entidade seguem o otimismo do comércio de rua e também dos shoppings. Em um centro comercial localizado no Jardim do Lago, a expectativa de crescimento nas vendas para o Natal é de 11% em relação à 2023, o que também impulsiona as contratações temporárias. “O momento é promissor tanto para aqueles que procuram novas oportunidades profissionais quanto para as empresas que podem descobrir novos talentos”, analisou o economista da Acic, Mario Eduardo Campos.
A Acic destacou as principais competências comportamentais que os varejistas procuram em candidatos que concorrem a uma vaga no mercado: ser atencioso, ter postura e educação, conseguir se relacionar bem com as outras pessoas, ter afinidade com o produto que vai trabalhar, colaborar para uma boa experiência de compra, não induzir clientes a uma compra equivocada e entender que atingir a meta é consequência de um bom atendimento.