Vendas de leves crescem 17% com melhor acesso ao crédito
Presidente da Fenabrave mantém expectativa otimista com relação desempenho do setor no ano
AutoDataCom 152,1 mil automóveis e comerciais leves emplacados janeiro apresentou crescimento de 17% sobre o primeiro mês de 2023, segundo divulgou a Fenabrave na segunda-feira, 5. Há um ano o volume licenciado somou 130,4 mil unidades.
O segmento puxou para cima o resultado do mês, em que 161,6 mil veículos leves e pesados foram emplacados, volume 13,2% superior ao de igual mês do ano passado. Os comerciais pesados apresentaram queda na comparação anual.
“O custo e o acesso ao crédito melhoraram a partir do último trimestre”, afirmou José Maurício Andreta Júnior, presidente da Fenabrave. “Isto, aliado à expectativa de redução dos juros oficiais ao longo de 2024, tem melhorado a disponibilidade e diminuído a restrição do crédito por parte dos agentes financeiros.”
Ele destacou também a participação do varejo no resultado do mês, com 60% do total de vendas, ante 40% dos emplacamentos para pessoas jurídicas.
Comparado com o resultado de dezembro houve queda: 35,7% nas vendas de automóveis e comerciais leves e de 35% no geral. Segundo o presidente da Fenabrave este resultado é sazonal e a expectativa ainda é de crescimento para o setor.
“Os primeiros meses do ano concentram algumas despesas que afetam a decisão de compra dos consumidores, como a compra de material escolar, pagamentos de IPVA, IPTU e matrículas, dentre tantos outros.