14/07/15 14h43

Vendas da Toyota crescem 3% no 1º semestre

Cruzeiro do Sul

Na contramão da crise econômica que afeta o setor automotivo, com montadoras fechando o semestre com queda de 20,6% nas vendas, conforme dados da Anfavea, a japonesa Toyota registrou um aumento de 3% nas vendas de veículos zero-quilômetro no primeiro semestre de 2015, na comparação com o mesmo período do ano anterior. A família Etios, sedã e hatch -- montados em Sorocaba --, somou, no primeiro semestre de 2015, 29.974 modelos comercializados. O volume representa um aumento de 2,7% frente aos seis primeiros meses do ano anterior, que teve 29.164 unidades vendidas. Em volume, todas as plantas da montadora instaladas no Brasil negociaram 86.736 unidades de janeiro a junho, ante o registro de 84.141 veículos do primeiro semestre de 2014. Ou seja, quase um terço das vendas foram de veículos fabricados na cidade. O aumento tem reflexo direto em Sorocaba, para onde a Toyota anunciou investimentos no ano passado. A unidade local ainda está contratando 80 empregados neste mês para ampliar a produção.