04/06/08 14h48

Vendas da Tetra Pak crescem 7% no primeiro quadrimestre

Gazeta Mercantil - 04/06/2008

A Tetra Pak, maior fabricante mundial de embalagens cartonadas para bebidas e alimentos, já acumula um crescimento de 7% nas vendas no mercado brasileiro no primeiro quadrimestre de 2008, segundo informou ontem o presidente da empresa no País, Paulo Nigro, durante a Fispal Tecnologia, feira internacional de embalagens e processos para as indústrias de alimentos e bebidas, que segue até sexta-feira em São Paulo. Em 2007, a receita alcançada no Brasil foi de R$ 3,2 bilhões (US$ 1,7 bilhão)  - o que inclui não só o mercado interno, mas também todas as vendas que o País faz para grande parte das Américas, desde Argentina até América Central e Caribe. Em volume, foram 9 bilhões de embalagens comercializadas, o que coloca o Brasil entre os cinco maiores mercados entre os mais de 150 países onde a Tetra Pak atua, conforme destacou o vice-presidente mundial de comunicação do grupo, Jörgen Haglind. De acordo com Nigro, o crescimento até o final de 2008 deve se manter na faixa dos 7% ou 8% que já foram apontados nos primeiros meses, o que pode levar o volume total do País para 9,7 bilhões de unidades comercializadas neste ano. A alta foi puxada principalmente pelo crescimento de vendas em bebidas, sucos e derivados de leite. Segundo Nigro, a empresa deverá aprovar em 30 dias os planos de investimento para os próximos cinco anos na América Latina, o que deve incluir aumento de capacidade e renovação do parque de máquinas. O crescimento da empresa no Brasil está ligeiramente abaixo do desempenho geral na América Latina, onde a Tetra Pak está crescendo na faixa dos 9%. Ainda assim, o mercado brasileiro é de longe o maior na região - os 9 bilhões que vende equivalem a 72% das 12,5 bilhões de unidades totais que circulam em toda a região. Em nível mundial, a Tetra Pak, de origem sueca, faturou € 8,7 bilhões em 2007,o que representou um aumento de 6% em relação aos números obtidos em 2006. Em um país onde mais de 90% do mercado de embalagens cartonadas é dominado por uma única empresa -- a Tetra Pak, que chegou ao Brasil há mais de 50 anos -, a novata SIG Combibloc comemora os 4% de participação com que encerrou 2007.