14/06/10 11h08

Vendas da Nivea crescem 15% até abril

Valor Econômico

O Brasil é o maior mercado consumidor de desodorantes no mundo. Em 2008, segundo dados da consultoria Euromonitor, o país alcançou a liderança mundial, com 16,9% de participação nas vendas globais, superando os Estados Unidos, com 16%. Essa diferença deve se manter em 2009, na avaliação das empresas do setor, e o bom desempenho ajuda a entender o interesse das rivais de Unilever no segmento. Segundo a Nivea, de janeiro a maio foram lançados no mercado brasileiro dez produtos - um número equivalente ao de 2009. "Em termos de 'sell out' [vendas ao varejo], a Nivea vem acompanhando a movimentação do mercado, com crescimento de 15% no período acumulado entre janeiro e abril de 2010", diz a diretora de marketing da Nivea no Brasil, Maria Laura Santos.

No caso da L'Oréal, a empresa atingiu participação de mercado (em volume) de 3,1% de janeiro a abril de 2010 - 47% de alta em relação ao mesmo período de 2009, informa a empresa com base em dados da Nielsen. O número se refere à marca de antitranspirantes Garnier Bio. Em termos de valor, a participação atingiu 4,5%, expansão de 58%.

Em parte, a base de comparação baixa no ano passado explica a forte alta. Mas a empresa informa que também vendeu mais produtos que outras empresas. "Com base em dados da Nielsen, calculamos que estamos vendendo num ritmo quatro vezes superior à média do mercado", afirma Koukin Villegas, diretor de marketing de Garnier. Em 2009, o volume vendido de desodorantes no Brasil subiu 6%, segundo a Unilever.