21/10/09 12h14

Vendas da Coca-Cola sobem 3% no Brasil

Valor Econômico

A Coca-Cola, maior fabricante mundial de refrigerantes, anunciou alta inferior a 1% no lucro do terceiro trimestre, com o crescimento nas vendas em volume em mercados emergentes como Índia e China sendo ofuscado pelo declínio na América do Norte. No Brasil, as vendas tiveram expansão de 3% no período, em relação a igual intervalo de 2008. Segundo comunicado da subsidiária brasileira, o desempenho marca 22 trimestres de crescimento ininterrupto no país.

Na América Latina, o aumento foi de 7%, puxado principalmente pelo México (9%), mas a receita líquida na região caiu 3%, de acordo com o balanço mundial divulgado nos Estados Unidos, principalmente devido a diferenças cambiais. Nos nove primeiros meses do ano, as vendas em volume no mercado latino-americano subiram 6% e a receita caiu 5%.

Globalmente, as vendas em volume tiveram alta de 2% no terceiro trimestre. A receita, no entanto, caiu 4,2%, para US$ 8,04 bilhões. O lucro líquido subiu de US$ 1,89 bilhão, no terceiro trimestre de 2008, para US$ 1,9 bilhão. O executivo-chefe da multinacional, Muhtar Kent, afirmou em comunicado que o otimismo dos consumidores se recuperará lentamente em 2010.