24/04/08 10h17

Vendas crescem 10,26% no primeiro trimestre

Valor Econômico - 24/04/2008

O crescimento real de 13,84% nas vendas dos supermercados brasileiros em março, perante o mesmo mês do ano passado, garantiu ao setor uma alta real de 10,26% no faturamento do primeiro trimestre - a maior variação para os três primeiros meses do ano desde 2003. Essa expansão pode ser explicada pelo crescente consumo das famílias, mas a Páscoa também afetou a comparação, já que este ano a data foi comemorada em março, e em 2007, em abril. Assim, os dados de abril deste ano já devem apontar uma retração e diminuir a variação acumulada em 2008. "Mas, se retirada essa sazonalidade (da Páscoa), as vendas continuam indo bem neste mês", diz o presidente da Associação Brasileira de Supermercados (Abras), Sussumu Honda, que divulgou os dados do setor ontem. A projeção da entidade para a alta real nas vendas de 2008 é de 4,5%, mas o dado tende a ser revisto para cima se os próximos meses continuarem aquecidos. "Em junho já será possível refazer os cálculos", afirma Honda. Esse movimento é sustentado não só pelo andamento positivo da economia e da recomposição da massa salarial - especialmente das famílias de renda menor -, mas também pelo aumento de compras de maior valor agregado. O maior acesso das classes de renda mais baixa às gôndolas pode ser comprovado até mesmo pelas formas usadas para pagar as compras. Levantamento feito pela Nielsen junto a 480 empresas do setor mostra que em 2007, as compras pagas em dinheiro somaram 35% do faturamento do setor. Em 2006 essa fatia havia sido de 28%. A participação do cartão de débito também subiu, mas de forma mais modesta: de 15% para 16,1% no período. O presidente da Abras ressalta que a evolução das vendas neste ano se dá sobre uma base que já foi bastante alta no ano passado. A associação revisou o resultado das vendas de 2007, de crescimento de 5,92% para 6% em termos reais, com faturamento de R$ 136,3 bilhões (US$ 70,6 bilhões). O montante representa 5,2% do Produto Interno Bruto (PIB).