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Venda virtual faz comércio investir em entrega

DCI - 09/04/2008

Para atender ao crescimento das vendas pelo formato do comércio eletrônico (e-commerce), empresas como Sonda, Angeloni, Grupo Pão de Açúcar, Makro e algumas redes de fast-food criam ações para impulsionar seu sistema de entregas, entre a unificação de uma central de entregas, ou até mesmo a aquisição de frota própria para não ficar na dependência do serviço terceirizado. Desta maneira, elas acreditam que irão se diferenciar da concorrência, já que a entrega em domicílio (delivery) toma cada vez mais espaço no varejo como canal de venda, representando em alguns casos tíquete médio quatro vezes superior ao das compras feitas nas lojas. Uma que vê oportunidades com o delivery é o Makro, líder do setor atacadista. Conforme o presidente do Makro na América Latina, Antonio Colmenares, um dos focos da rede este ano é ampliar seu sistema de entregas. Atualmente, o serviço está sendo implantado em 5 unidades, e deve ser estendido a 22 lojas das 57 que a rede possui no Brasil. O executivo mantém a tradicional cautela ao revelar os investimentos da rede, mas afirma que a venda por esse canal tem se tornado muito representativa, exigindo, assim, uma estrutura de entregas diferenciada. Nos supermercados Sonda, com 15 unidades, que oferece delivery desde 2004, as vendas também têm crescido mais por esse canal: em 2007 elas cresceram 51% em relação a 2006. Segundo o diretor financeiro, Roberto Moreno, a rede ainda possui o Sonda Export, atendendo a pedidos também do exterior, para 27 países, e seria o único supermercado do Brasil que oferece esse serviço. Nos supermercados da rede Angeloni, que tem 19 unidades, a venda pela Internet ocorre desde 1999, e, a partir de 2006, a rede também passou a vender por telefone. Ano passado, a empresa viu o potencial pelo celular para os sócios do Clube Angeloni, um programa de fidelidade. Com isso, o serviço de entrega, que é terceirizado, saltou 20%. A rede não descarta passar a ter frota própria para atender algumas regiões ou necessidades momentâneas.