29/02/08 11h56

Venda virtual desbanca as lojas de rua

DCI - 29/02/2008

O comércio eletrônico (e-commerce) já desbanca a alta nas vendas das lojas de rua no Brasil. Com o alto potencial de consumo no País, as vendas pela Internet crescem em um piscar de olhos e se tornam um canal de vendas cada vez mais significativo. Na rede de livrarias francesa Fnac, por exemplo, as vendas eletrônicas brasileiras já superaram as feitas pela rede na Itália, Suíça, Portugal, Bélgica e Portugal, somadas. Segundo a pesquisa da Ibope/NetRatings, divulgada recentemente, no período de um ano, o Brasil ganhou 7,1 milhões de novos usuários ativos mensais de Internet em domicílios, o maior crescimento entre os dez países analisados pelo estudo, superando novos internautas nos Estados Unidos e na França; logo, esse mercado deve vivenciar um boom nos próximos anos. Em 2007, o setor movimentou R$ 13 bilhões (US$ 7,4 bilhões) no País, segundo especialistas. De acordo com o diretor da Fnac.com, Jérôme Pays, as vendas do e-commerce cresceram 150% no ano passado, enquanto o crescimento total da rede foi 30%. O e-commerce ainda oferece à rede uma cobertura geográfica maior, pois pode atingir consumidores com alto poder aquisitivo em todo o Brasil. O diretor destaca que a rede é a maior vendedora da marca Apple no Brasil, por exemplo, mas que, apesar de reconhecida, a marca de computadores não pode ser encontrada em todo o País. Já com a Internet, a comercialização desses produtos é democratizada. Hoje, a Fnac possui sete lojas, entre São Paulo, Campinas, Rio de Janeiro, Brasília e Curitiba, e deve abrir outras em Porto Alegre (RS), ainda este ano .As redes supermercardistas também correm atrás da concorrência e entram no e-commerce. O Wal-Mart, que ainda não atua no segmento, diferentemente do Grupo Pão de Açúcar , que possui o serviço, prevê inaugurar seu site no segundo semestre deste ano. O Carrefour diz não ter previsão para oferecer essa opção, mas não descarta esse canal no País.