12/03/08 11h36

Venda on-line movimenta US$ 3,6 bi em 2007

Folha de S. Paulo - 12/03/2008

Ao final de 2007, 9,5 milhões de consumidores já haviam feito pelo menos uma compra pela internet, 35,7% a mais do que em 2006, segundo levantamento da consultoria e-bit. Nesse comparativo, a movimentação do comércio eletrônico cresceu 43,2%, para R$ 6,3 bilhões (US$ 3,6 bilhões). Já o varejo convencional teve expansão de 11,8% na receita nominal. As compras on-line, segundo estimativas do setor, já representam cerca de 3% das vendas totais do comércio. Um dos motivos a favor da web é o aumento do número de brasileiros navegando na rede. De acordo com o Ibope/NetRatings, em 2000 eram cerca de 9,8 milhões. Agora são 39 milhões -e 24,4% deles já são consumidores "virtuais". Segundo Pedro Guasti, diretor-geral da e-bit, nos EUA esse patamar ultrapassa os 70%. Gerson Rolim, diretor-executivo da Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico, destaca ainda que o crescimento nas classes A e B será orgânico, ou seja, apenas acompanhará o aumento da população nessa faixa, pois a maior parte dela já aderiu às compras on-line. Os consumidores que vão manter o nicho em alta são os das classes C e D, que ainda estão descobrindo esse canal. As mulheres estão ampliando sua participação e passaram de 43% (2006) para 46% dos compradores. Com isso, diz Rolim, muda o perfil de consumo, com alta nas vendas de vestuário, calçados e saúde e beleza. O levantamento não considera as vendas de veículos, passagens e pacotes de turismo e leilões. Na divisão dos produtos pesquisados, CDs, DVDs e vídeos caíram da segunda posição em 2006 para a sétima em 2007. Isso mostra, segundo Guasti, que "a mídia vem deixando de ser a razão desse mercado" devido à facilidade de download, principalmente de músicas. Livros, revistas e jornais continuam no topo da lista, na qual vem aumentando a participação de produtos com maior valor agregado, como itens de informática, eletrônicos e celulares, que apresentaram queda de preço com a desvalorização do dólar em relação ao real. Em 2007, os preços dos produtos em geral vendidos on-line tiveram redução de 3,53%. Para este semestre, a previsão é manter o ritmo de crescimento em 45%, com R$ 3,8 bilhões (US$ 2,2 bilhões) em receita, e alcançar 10,5 milhões de consumidores.