08/05/07 11h30

Venda do varejo sobe 4% antes do Dia das Mães

Valor Econômico - 08/05/2007

O ritmo da atividade no varejo do país no último fim de semana aponta para uma expansão das vendas para a comemoração do Dia das Mães, em relação ao mesmo período do ano passado. Conforme o Indicador do Nível de Atividade medido pela Serasa no último fim de semana (do dia 4 ao dia 6), houve um aumento de 4,1% em relação ao período equivalente de 2006. O Dia das Mães é a segunda melhor data para o comércio, apenas atrás do Natal. Considerando o desempenho a partir do dia 30 de abril até domingo, a expansão foi de 3,8% ante igual intervalo do ano passado. Conforme analistas essa expansão se deve principalmente ao aumento da oferta de crédito ao consumo, bem como à melhora da renda e do emprego. Os setores que mais se destacam na data são os de grandes redes de lojas de departamento e de supermercados que vendem também produtos semiduráveis e duráveis. Também influenciam o aquecimento das vendas do comércio, as promoções do setor, as condições de pagamento e a concorrência com produtos importados que acabam levando à redução dos preços dos demais produtos e ao aumento do consumo. "As compras desta semana e as de última hora poderão definir um Dia das Mães melhor do que o de 2006", prevê a Serasa em sua pesquisa. O levantamento tem por base a amostra de consultas do comércio feitas no cadastro nacional de dados da Serasa. A entidade recebe, em média, 4 milhões de consultas por dia.