Venda de veículos foi recorde para o mês de setembro
DCI
Setembro foi o melhor mês da série histórica em termos de vendas de veículos no mercado interno, segundo a Associação Nacional de Fabricantes de Veículos (Anfavea). No mês passado, as vendas aumentaram 19,6% nas vendas em comparação com as de agosto e uma alta de 14,9% no confronto com o mesmo mês de 2008. Em setembro, foram vendidas 308.718 mil unidades contra 258.129 em agosto.
Mas agora a indústria automotiva já fala em aumento de preço. Ainda que a decisão final seja de cada empresa, Jackson Schneider, presidente da Anfavea, prevê que o incremento de custo das montadoras, em razão da alta do aço, acordos salariais e o fim da isenção total do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), seja transferido ao consumidor final. "O aço tem impacto direto nos custos e é um componente de preocupação", disse Schneider. Em relação ao IPI, o executivo alegou ser necessário mais tempo para avaliar o impacto, mas destacou que "isso em algum momento será transferido para os preços", disse.
De acordo com Schneider, as perspectivas para o mercado interno são positivas. A estabilidade nos juros, o aumento no volume de crédito e a queda da inadimplência pelo 2º mês consecutivo seriam os fatores do otimismo. O acumulado do ano também é recorde. Entre os meses de janeiro e setembro foram vendidos 2.302.050 veículos, acréscimo de 4,2% na comparação com igual período do ano passado. A produção, no entanto, registrou queda de 6,7%, com 275.305 unidades ante as 295.009 produzidas em agosto. Com relação a setembro do ano passado, quando foram produzidos 300.688 veículos, houve queda de 8,4%.