28/08/18 12h17

Venda de veículos em agosto será a melhor em três anos

Recuperação do mercado faz Anfavea acreditar em alta de dois dígitos também para 2019

Automotive Business

*MARIO CURCIO

Agosto deve terminar como o melhor mês em cerca de três anos, com venda de 225 mil a 230 mil veículos, resultando em alta próxima a 5% sobre os emplacamentos de julho. A previsão foi divulgada por Antonio Megale, presidente da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea). Megale fez a palestra de abertura do Workshop Planejamento Automotivo 2019, realizado por Automotive Business na segunda-feira, 27, em São Paulo.

“Projetávamos um crescimento inicial menor este ano para o mercado interno e ele vem entre 13,5% e 14,5%”, afirma o executivo, que estima cerca de 240 mil emplacamentos para dezembro.

“Para o ano que vem há cenários otimistas e pessimistas (relacionados ao resultado das eleições), mas acreditamos em um crescimento de dois dígitos”, afirma o presidente da Anfavea.

Quando questionado sobre as recentes altas do dólar, Antonio Megale afirmou que acredita numa estabilização do valor da moeda entre R$ 3,70 e R$ 3,90 após as eleições. “É difícil prever até porque a variação da moeda americana também é motivada por fatores externos. Eles afetam ainda mais a Argentina (principal destino dos veículos montados no Brasil), que tem reservas menores do que a nossa.”

Como resultado da retração no país vizinho e também no México, Megale recorda que as exportações brasileiras irão, no máximo, repetir o resultado de 2017, quando foram embarcados 762 mil veículos.