07/07/23 14h27

Venda de veículos eletrificados cresce 57,8% no semestre

Volume superou 32 mil unidades e deve passar das 70 mil até o fim do ano; participação de mercado chega a 3,4%

Automotive Business

O mercado de veículos leves eletrificados, que inclui modelos 100% elétricos e híbridos, somou em junho 6.225 unidades emplacadas no Brasil. Foi o terceiro melhor mês da série histórica (iniciada em 2012) e resultou em alta de 53% sobre junho do ano passado.

No acumulado do primeiro semestre foram licenciadas 32.239 unidades, alta de 57,8% sobre o mesmo período do ano passado, segundo dados divulgados na quinta-feira, 6, pela Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE).

Desse total, a maioria absoluta é de modelos híbridos (inclusive híbridos leves). Os elétricos correspondem a apenas 12% desse mix dos eletrificados (segundo a Fenabrave, entidade que reúne as associações de concessionários).

Ainda de acordo com a ABVE, essa parcial de 2023 indica que o mercado brasileiro tem boa possibilidade de superar a previsão de 70 mil vendas de veículos eletrificados até o fim do ano. Com este crescimento acentuado no semestre, a participação de elétricos e híbridos cresceu um ponto porcentual em um ano e está em 3,4%.

A ABVE ressalta ainda que os elétricos e híbridos entregues até a metade do ano chegaram muito perto do volume emplacado em todo o ano de 2021, quando 34.990 elétricos e híbridos foram licenciados.

Fonte: https://www.automotivebusiness.com.br/pt/posts/setor-automotivo/venda-de-veiculos-eletrificados-cresce-578-no-semestre/