22/02/10 10h54

Venda de produtos orgânicos para o exterior cresce 366,32%

DCI

O volume das exportações brasileiras de produtos orgânicos avançou 366,32% em quatro anos. De acordo com Ming Liu, coordenador executivo do projeto Organics Brasil, este ano o setor estima um crescimento de 15%. No ano passado, de acordo com estatísticas do projeto, o faturamento foi de US$ 44,3 milhões com base em produtos comercializados no mercado externo. "Mundialmente as exportações somaram US$ 51 bilhões, no ano passado", afirma Liu.

Dentre os principais produtos brasileiros comercializados no mercado externo estão o açúcar, a soja, o milho, o óleo de palma, o mel e frutas em polpa e in natura. "Ao todo, o Brasil exporta para 70 países. Alemanha, Reino Unido, Estados Unidos e Japão são os principais", diz o coordenador. Do faturamento mundial, de acordo com Liu, a Europa e os Estados Unidos ficam com a maior fatia, US$ 24 bilhões e US$ 22 bilhões, respectivamente. A previsão de crescimento para as duas regiões gira em torno de 10%.

Para o coordenador executivo, as participações em feiras internacionais tem sido o principal fator propulsor da alta nas exportações do setor para o Brasil. "Além de ampliar o leque de mercado", diz Liu. Na semana passada, ele esteve na Biofach, maior feira de orgânicos do mundo, realizada em Nurenberg (Alemanha). O Leste Europeu, a Coreia do Sul, a Dinamarca e a Suíça, que antes não tinham contrato com o Brasil, segundo o coordenador, já sinalizaram negócios. "A edição de 2009 da Biofach gerou US$ 34 milhões em negócios para o País." Já este ano, a Organics Brasil gerou contratos de US$ 6,2 milhões.

O aumento no faturamento brasileiro com as exportações também se deve à adesão de empresas ao longo dos quatro anos de vendas externas do setor. Em 2005, o País contou com 12 empresas e somou US$ 9,5 milhões com a comercialização internacional. Dois anos depois, o salto foi de 250%, para 42 empresas, e retorno de US$ 21 milhões.