15/12/08 10h28

Venda de máquinas via Finame conserva ritmo em novembro e cresce 30% no ano

Valor Econômico - 15/12/2008

A venda de bens de capital por meio do sistema Finame, do BNDES, cresceu quase 30% no acumulado de janeiro a novembro, somando R$ 24,1 bilhões (US$ 10.5 bilhões), um recorde. A expectativa do banco é fechar o ano com faturamento de R$ 26 bilhões (US$ 11.3 bilhões), disse ao Valor Cláudio Bernardo Guimarães de Moraes, superintendente da área de operações indiretas do BNDES, informando que não sentiu nenhum arrefecimento na demanda por máquinas e equipamentos no mês passado. Ele destacou que em novembro as compras de bens de capital por intermédio de agentes financeiros do BNDES somaram R$ 2,3 bilhões (US$ 1 bilhão) - 21% mais que em igual período de 2007. Na avaliação de Moraes, o fato de não ter ocorrido ainda uma desaceleração neste mercado se explica pelas decisões de investir que já foram tomadas. O que está sustentando as vendas do setor, que não foi tão atingido por um ritmo menor de atividade neste último trimestre do ano, como aconteceu com os bens duráveis, é a forte demanda de pequenas e médias empresas. "Elas estão comprando mais máquinas e equipamentos que as grandes." O que tem tido mais saída no Finame são caminhões (compras já feitas antes da crise) e bens seriados, como tornos e máquinas industriais. Com base na carteira de pedidos do Finame (Financiamento de Máquinas e Equipamentos), que reúne Finame, Finame Leasing e Finame Agrícola, o superintendente da área de operações indiretas acredita que há ainda expectativa de crescimento das vendas de bens de capital em 2009, mas não às taxas recordes deste ano.