07/05/09 14h33

Venda de máquinas dá sinais de recuperação em março

Gazeta Mercantil - 07/05/2009

A queda nas vendas de máquinas e equipamentos, que vem ocorrendo desde dezembro, começa a apontar tendência de desaceleração. O faturamento das indústrias de bens de capital em março caiu 11,2% sobre mesmo mês de 2008, segundo dados da Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (Abimaq). A redução já é bem menos acentuada que a registrada em fevereiro (-23%) e em janeiro (-36,4%) na comparação com iguais meses um ano antes.

Além disso, os R$ 5,47 bilhões (US$ 2.49 bilhões) faturados em março estão 30,1% acima do registrado em fevereiro. "Parece que chegamos ao fundo do poço em janeiro, e agora começamos a nos recuperar", disse o presidente da Abimaq, Luiz Aubert Neto, ressaltando, entretanto, as incertezas para os próximos meses. No acumulado do trimestre, ainda influenciadas pelo péssimo desempenho de janeiro e fevereiro, as vendas do setor somaram R$ 13,64 bilhões (US$ 6.2 bilhões), queda de 25,3% sobre o mesmo período um ano antes e o pior primeiro trimestre desde 2005.