22/05/07 15h41

Venda de computador até março atinge 2 mi

Folha de S. Paulo - 22/05/2007

A venda de computadores no primeiro trimestre atingiu 1,998 milhão de unidades, entre desktops e notebooks, o que representa alta de 21% sobre o mesmo período de 2006, segundo dados divulgados pela Abinee (Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica), e somados pela IT Data. Do total de PCs, foi comercializado 1,746 milhão de desktops, com crescimento de 14% sobre o mesmo período do ano passado. Já o mercado de notebooks alcançou 252 mil unidades no primeiro trimestre, com alta de 130% sobre o mesmo período do ano passado. Até o final do ano, a Abinee espera vender 10 milhões de computadores, 20% a mais do que no ano passado, sendo 8,5 milhões de desktops e 1,5 milhão de notebooks. Hugo Valério, diretor da área de informática da Abinee, disse que a alta de 21% está dentro do previsto pela entidade e acredita que as vendas continuarão aquecidas, com quedas constantes nos preços. A apreciação do real diante do dólar, segundo Valério, ajuda o setor, porque parte dos componentes é importada e "apreciação se traduz em redução de custo e, conseqüentemente, de preço ao consumidor". Os notebooks têm mais vantagens porque a maior parte dos componentes ainda é importada e adquirida em dólar. Além do crescimento das vendas de notebooks, até o final do ano os desktops que serão comercializados terão uma configuração bem superior aos produtos vendidos atualmente: 80% terão monitores de LCD; memória mínima de 512 MB, indo rapidamente para 1 GB, e utilização de DVD-RW.