02/04/08 10h22

Venda de carros cresce 31,4% no trimestre

Valor Econômico - 02/04/2008

A indústria automobilística bateu mais um recorde de vendas no mercado interno, que continua aquecido por conta da ampliação dos prazos de financiamento. As vendas de carros de passeio, caminhões e ônibus aumentaram 31,4% no primeiro trimestre na comparação com os três primeiros meses do ano passado. O volume de vendas em março cresceu 20%, mesmo levando em conta o feriado da Páscoa. O mês teve 20 dias úteis. Mesmo assim, foi o melhor março da história em mais de cinco décadas da indústria automobilística no Brasil, com o licenciamento de 193,4 mil veículos. O acumulado dos três primeiros meses soma a venda de 648 mil veículos ante as 493,1 mil unidades do primeiro trimestre de 2007. Isso significa que este ano foram despejados no mercado brasileiro 154,8 mil veículos mais do que em igual período do ano anterior, o que equivale a mais de 20 dias de vendas. A Fiat continuou na liderança, segundo as vendas acumuladas até março, com 24% do mercado. A Volkswagen ficou muito próxima, com 23,1%. A fatia da General Motors , terceira colocada, foi de 20,9% e a da Ford, 9,3%. Honda e Renault praticamente empataram no quarto lugar, seguidas, na seqüência, por Peugeot, Citroën, Toyota e Mitsubishi.