18/04/11 10h53

Venda de caminhões cresce 26,8% no trimestre

Valor Econômico

O mercado de caminhões começou o ano aquecido e tende a ser ainda mais movimentado nos últimos meses do ano, véspera de mudanças na legislação de emissão de poluentes. No primeiro trimestre, as vendas desse segmento cresceram 26,8% na comparação com igual período do ano passado. O mercado em geral avançou 4,7%.

A partir de janeiro de 2012, os motores dos novos caminhões terão de estar adaptados para o diesel mais limpo (50 ppm - parte por milhão - de enxofre). A nova legislação, chamada de Proconve 7, o equivalente à Euro 5 na Europa, fará com que os frotistas antecipem as compras para escapar do aumento de preços. No caso dos semipesados, o avanço das vendas nos primeiros três meses do ano foi de 43,8% em relação ao primeiro trimestre de 2010.

Este ano, a indústria começou a reforçar investimentos para ampliar capacidade. A Mercedes-Benz decidiu transferir para a antiga fábrica de automóveis, em Juiz de Fora (MG) parte das linhas de veículos da fábrica de São Bernardo do Campo (SP).

As empresas também estão renovando produtos. Na semana passada, a italiana Iveco apresentou à imprensa o novo Stralis Eurotronic, modelo pesado com transmissão automatizada. Poucas semanas antes, a Ford lançou a nova linha família Cargo, que recebeu novo desenho de carroceria. No início do ano, a Volvo, que atua no segmento de pesados, anunciou investimentos para começar a produzir no Brasil caixas de câmbio eletrônicas, importadas hoje da Suécia.

A disputa está acirrada. Segundo a Fenabrave, no acumulado de 2011, a MAN foi líder do mercado total de caminhões, com 30,93%, seguida de Mercedes (23,38%), Ford (17,15%), Volvo (11,42%), Scania (8,34%) e Iveco (7,80%).