02/07/07 11h33

Velhas campanhas, novos tempos

O Estado de S. Paulo - 02/07/2007

O concurso do bebê Johnson&Johnson, que no final da década 60 fez o sonho de muita mãe coruja, está de volta. Mas não mais com aquela roupagem que valorizava, acima de tudo, a estética. O concurso retorna, 40 anos depois, com a preocupação de estar em sintonia com o discurso do politicamente correto. As crianças agora serão escolhidas por sorteio, e não mais por um júri que valorizava, acima de tudo a beleza física. Para dar um ar de contemporaneidade à campanha, a multinacional de produtos para higiene e saúde está desembolsando R$ 15 milhões (US$ 7,8 milhões) na nova campanha. Outro clássico reeditado, após mais de dez anos de abandono, foi o famoso jingle das Casas Pernambucanas, criado em 1963 pelo maestro Heitor Carillo: 'Quem bate? É o frio. Não adianta bater, eu não deixo você entrar...'. Há quatro anos, a musiquinha reestreou para estimular as vendas da rede varejista. Mas ganhou arranjos mais modernos. Quase como o slogan 'não é assim uma Brastemp', usado para se definir algo sem muita qualidade, por anos a fio sinônimo de criança bonita era ter 'cara de bebê Johnson'. A sacada promocional para estimular vendas dos produtos da Johnson é até hoje uma das mais expressivas no vasto portfólio de ações de vendas da companhia. Ao retomar a iniciativa no Brasil, a agência Borghierh/Lowe, responsável pela comunicação desse segmento na Johnson&Johnson do Brasil, tem como expectativa aumentar em até 50% as vendas de produtos infantis em relação ao mesmo período de 2006.