Vedacit investe R$ 110 milhões na construção de fábrica em Itatiba
A capacidade produtiva do novo empreendimento será de 6.000 m2 de mantas asfálticas por hora
Investimentos e Notíciascidade de Itatiba, no interior paulista, foi escolhida pela Vedacit para a instalação da sua terceira unidade fabril. O projeto será inovador e contribuirá para atender à alta demanda do mercado de mantas. A inauguração está prevista para junho de 2015 e produzirá uma grande linha de mantas asfálticas. A iniciativa faz parte da estratégia da companhia para impulsionar seus negócios e oferecer produtos com tecnologia de ponta.
A capacidade produtiva do novo empreendimento será de 6.000 m2 de mantas asfálticas por hora, em duas linhas de produção independentes. Para se ter uma ideia de sua capacidade, serão produzidos o equivalente a cinco estádios Maracanãs e meio por mês, por exemplo. A fábrica apresenta alto grau de automatização com equipamentos produtivos de última geração. Destaque para o completo sistema de controle ambiental que proporciona lavagem e incineração de gases.
A escolha de construir uma nova unidade de produção na região Sudeste ocorreu em virtude da sua localização estratégica para uma logística de distribuição eficaz. A fábrica, que terá 33 mil m², está inserida em uma área industrial de 270 mil m² e foi idealizada dentro de parâmetros sustentáveis que não prejudicam o entorno nem causam danos ao meio ambiente. Por isso conta com um fluxograma de produção automatizado e um rigoroso controle de qualidade, que será implantado de acordo com normas nacionais e internacionais.
“Como a Vedacit preza por uma responsabilidade socioambiental, cuidamos para que seja uma indústria que gera menos resíduos poluentes ao meio ambiente durante o processo fabril. Assim, para evitar desperdícios, elaboramos um projeto que contempla duas áreas de contenção de águas pluviais, que serão aproveitadas na linha de produção, além de um sistema de tratamento de água e resíduos”, esclarece Alexandre Baumgart, diretor da Vedacit.
As mantas produzidas na nova fábrica da Vedacit terão alta tecnologia e performance, com uma qualidade ainda não encontrada no Brasil, o que reduz a necessidade de importação e beneficia o mercado nacional. A expectativa da empresa é desenvolver produtos inéditos ou já existentes, porém com custos atrelados ao mercado e produtividade elevada.
“O diferencial está na tecnologia agregada na parte da modificação do asfalto. O equipamento utilizado faz produtos de melhor aparência e o controle dimensional dos rolos é automatizado. A vantagem competitiva é produzir produtos especiais, a exemplo das mantas com isolante acústico acoplado e das mantas autoadesivas, não apresentados no mercado”, completa o diretor.
As mantas da Vedacit oferecem diversas aplicações, sendo usadas na impermeabilização de lajes, reservatórios, piscinas, pontes, viadutos, jardineiras, telhados e outras estruturas que necessitem de proteção contra a água da chuva ou confinada.
“A expectativa da Vedacit é construir uma planta de alto padrão com potencial para estar entre as mais modernas do mundo. Moderna no sentido de apresentar equipamentos que possibilitem a produção de diversos modelos de mantas, com diferentes asfaltos, acabamentos e estruturantes diferenciados, mantendo a eficácia projetada. A tecnologia de ponta também poderá ser constatada no alto nível de automação dos equipamentos, que requer pouca manutenção e gera alta produtividade”, finaliza Baumgart.