26/03/08 11h14

VCP projeta aumento de 19% nas vendas

Gazeta Mercantil - 26/03/2008

A Votorantim Celulose e Papel (VCP), empresa sob o guarda-chuva do Grupo Votorantim, anunciou ontem que prevê um avanço de 19% nas vendas de celulose no primeiro trimestre deste ano, em comparação à igual período do ano passado, para aproximadamente 303 mil toneladas, informou a companhia ontem em comunicado divulgado ao mercado. O preço médio líquido em dólares de celulose da VCP para o primeiro trimestre deverá aumentar em aproximadamente 16%, em relação ao mesmo intervalo de 2007. A empresa também prevê neste ano a venda de um volume de celulose 10% superior ao ano passado, sem considerar a participação da Aracruz Celulose. "Demanda robusta e oferta reduzida suportaram um novo aumento de preços de lista da celulose de eucalipto em fevereiro, de US$ 30 por tonelada para Ásia e US$ 20 por tonelada para a Europa e América do Norte, totalmente implementados", informou a empresa por comunicado. "Após esses aumentos, os preços de lista da celulose de eucalipto ficaram em US$ 800 por tonelada na Europa, US$ 825 por tonelada na América do Norte e US$750 por tonelada na Ásia. Há expectativa de um novo aumento a vigorar em abril", acrescentou o documento. "Continuamos a acreditar que as condições atuais de mercado possam se estender ao longo de 2008 e revisamos nossa expectativa de orçamento de aumento médio de preço de 10% neste ano, em relação a 2007", reiterou a companhia. Em papel, a previsão da VCP é de queda de 48% no volume de vendas no primeiro trimestre de 2008, em termos anuais, para 82 mil toneladas. Já para o ano, a previsão é de queda de 24% nas vendas de papel em volume, para 380 mil toneladas. A VCP também projeta uma margem de lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização (Ebitda) de 34% no primeiro trimestre deste ano, ante os 29% observados em 2007.