16/05/08 11h20

Varejo tem melhor trimestre desde 2001

Folha de São Paulo - 16/05/2008

As vendas do comércio varejista, em volume, subiram 12% nos primeiros três meses de 2008 na comparação com 2007, segundo o IBGE, o melhor desempenho trimestral de toda a série da pesquisa, iniciada em 2001. Apesar da alta da inflação dos alimentos, o comércio reagiu em março, e as vendas cresceram 1,8% na comparação livre de influências sazonais com fevereiro -naquele mês, houve retração de 0,7%. Em relação a março de 2007, a expansão foi de 11,4%. Para Carlos Thadeu de Freitas, economista da CNC (Confederação Nacional do Comércio), o varejo "ainda é embalado fortemente pelo crédito", cujos prazos continuam dilatados, apesar da alta dos juros futuros (que servem de referência aos financiamentos) e da taxa Selic. As vendas de móveis e eletrodomésticos lideraram o setor, com altas de 17,3% no trimestre e de 1,6% de fevereiro para março. Outro fator que influenciou o resultado de março foi a Páscoa, segundo o IBGE. O feriado, geralmente em abril, puxou as vendas em super e hipermercados e lojas de alimentos. O setor se recuperou do tombo de fevereiro (-2,8%) e cresceu 3,3% em março. No trimestre, ficou abaixo da média -alta de 8,5%. "O resultado de fevereiro foi influenciado pelo Carnaval. Gasta-se um pouco mais no Carnaval, e isso pode ter comprometido a receita das famílias no restante do mês. O comércio voltou ao seu ritmo normal em março", disse Nilo Lopes de Macedo, do IBGE.