Varejo tem alta de fusões e aquisições no 3º trimestre, segundo pesquisa da KPMG
Mercado e ConsumoO Brasil registrou três fusões e aquisições de empresas varejistas no terceiro trimestre deste ano. Como comparação, nenhuma transação desse tipo foi realizada no setor no trimestre imediatamente anterior. O segmento de shopping centers teve duas transações no período, ante uma no segundo trimestre. No caso de supermercados, nenhuma transação ocorreu no terceiro trimestre, mas duas foram realizadas no segundo.
Os dados são de uma pesquisa da KPMG sobre fusões e aquisições com 43 setores da economia brasileira. De acordo com o material, os setores com maior quantidade de transações desse tipo no terceiro trimestre foram os seguintes: companhias de internet (116), tecnologia da informação (57) e instituições financeiras (25).
“No passado, observamos fusões no setor que tinham por objetivo obter sinergias operacionais, ganhos de escala e aumento de market share. Nesta nova fase, estamos vendo empresas mais estruturadas do ponto de vista de governança e caixa, que buscam capacidades ou soluções complementares aos seus negócios atuais. Esta busca é mais cirúrgica, voltada para sustentabilidade e procura por maior rentabilidade, que ajude a empresa na execução de sua estratégia de longo prazo”, afirma Fernando Gambôa, sócio-líder de Consumo e Varejo da KPMG no Brasil.
Segundo a KPMG, o número total de fusões e aquisições de empresas realizadas no Brasil no terceiro trimestre cresceu 53% comparado com o segundo, um salto de 228 transações para 348, a melhor parcial deste ano. Na comparação com os primeiros três meses de 2020, também existe um aumento de 22%, quando ocorreram 286 operações. No acumulado deste ano, foram realizadas 862 fusões e aquisições, uma leve queda de 1,9%, comparado com o mesmo período de 2019, quando foram registradas 879 negociações.
No comparativo do terceiro trimestre de ano com o mesmo período do ano passado, a pesquisa mostra um leve aumento de 4%, quando aconteceram 348 e 336 operações respectivamente; confrontando com o mesmo período de 2017, houve um crescimento de 75% (199 transações), e de 2018 com aumento de 32% (263 operações).