22/10/10 11h09

Varejo quer aumentar venda de linha branca

DCI

O varejo, que se mantém otimista com as vendas de modo geral até o fim do ano, investe em facilidades e promoções de vendas para os equipamentos de linha branca, com vistas a que o segmento turbine as expectativas de crescimento de até 10% nas vendas deste Natal. Os dados, divulgados pelo Programa de Administração de Varejo (Provar), da Fundação Instituto de Administração (FIA), apontam que a intenção de compra do consumidor para a linha branca caiu mais de 10%. Especialistas acreditam que o aumento do crédito por parte dos varejistas, somado ao crescimento de aquisição da classe C deva resultar em recuperação do setor até o final de 2011.De acordo com dados da Media Control GFK International, as vendas do setor de linhas brancas caíram 7% no terceiro trimestre de 2010 no comparativo com o mesmo período do ano anterior. Os refrigeradores foram os produtos que apresentaram maior queda no período, atingindo 10% seguidos de perto pelas maquinas de lavar roupa com 9% e os fogões com 4% de queda. O motivo da queda, para o professor Carlos Sanches, da Universidade Metodista de São Paulo, foi a redução do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI). Os números da consultora alemã GFK apontam que, no terceiro trimestre de 2009 foram vendidos R$ 4,6 milhões (US$ 2,3 milhões) em linha branca, no terceiro trimestre de 2010, o número foi de R$ 4,3 milhões (US$ 2,53 milhões). "É uma queda considerável, não pelo número em si, mas pelo otimismo do resto do mercado varejista, que não encontra muitos pontos de retração", conforme analisou o acadêmico.De acordo com os números liberados pelo Provar, o consumidor prevê gastar com linha branca, até o final do ano, em média R$ 974 (US$ 573), o que representa 24,5% a menos do que a previsão do último trimestre de 2009, quando a intenção era gastar R$ 1.290 (US$ 759). Para reverter este dado, as grandes varejistas apostam na ampliação do prazo médio das vendas, que já vem subindo consideravelmente.