05/10/09 10h20

Varejo projeta impulso com Copa e Olimpíada no Brasil

DCI

A eleição do Rio de Janeiro para ser a sede das Olimpíadas de 2016 e a realização da Copa do Mundo, dois anos antes, em 12 cidades brasileiras, vão movimentar o varejo brasileiro. Apenas o Estado de São Paulo receberá investimentos da ordem de R$ 36,4 bilhões (US$ 20,2 bilhões) em negócios e atividades ligadas ao turismo, infraestrutura, logística e segurança, sem contar o estímulo gerado com a injeção de capital advinda dos turistas, de acordo com a Federação de Comércio do Estado de São Paulo (Fecomércio), que promoveu um evento com empresários do setor para falar sobre esse impacto.

O Grupo Pão de Açúcar iniciou sua preparação para o evento esportivo ao tornar-se patrocinador oficial da Seleção Brasileira de Futebol até a Copa de 2010, na África do Sul. E em relação às Olimpíadas, a empresa, comandada pelo empresário Abílio Diniz e pelo Grupo Casino, demonstra otimismo em relação ao impacto na economia brasileira. Diniz pontua que a Copa do Mundo de 2014 e as Olimpíadas gerarão riqueza e empregos, impulsionando o desenvolvimento da infraestrutura do País. Como patrocinador da seleção brasileira, o Pão de Açúcar poderá utilizar o título de patrocinador oficial em todas as lojas e formatos da marca Extra (hipermercado, loja de conveniência, supermercado, loja de eletroeletrônico e internet). Entre algumas das ações está o desenvolvimento de kits promocionais ligados à ocasião, além da potencialização dos produtos das marcas próprias Taeq e Qualitá.

A chegada de milhares de turistas necessitará de capacitação especial para os segmentos de restaurantes, bares, shopping centers, hotelaria e taxistas entre outras áreas. O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Amazonas (Sebrae-AM) está desenvolvendo um projeto que vai oferecer capacitação, assessoramento, treinamento, oportunidade de formalização e informações aos empreendedores e grupos associativos da cadeia do Turismo na capital e na região metropolitana. O projeto servirá de referencial de trabalho para o Sistema Sebrae nas outras 11 cidades-sede da Copa de 2014, e envolve pessoas que trabalharão no atendimento turístico.

Estudo encomendado pelo Ministério do Esporte, e realizado pela Fundação Instituto de Administração (FIA), da Universidade de São Paulo, diz que o impacto dos jogos na economia brasileira pode chegar a R$ 102 bilhões (US$ 56,7 bilhões) e que, a cada US$ 1 investido, US$ 3,26 adicionais seriam gerados até 2027. O estudo ainda estima a criação de 120 mil novos postos de trabalho por ano até 2016.