18/06/08 14h55

Varejo nacional e estrangeiro sai em busca de franqueados

Valor Econômico - 18/06/2008

Varejistas e empresas de serviços - nacionais e estrangeiras - saem em busca de franqueados pelo Brasil afora. A expansão da indústria de shoppings para regiões distantes do eixo Sul-Sudeste e a vinda de cadeias internacionais para o Brasil, que transformou-se em um novo "eldorado" para as multinacionais após a desaceleração do consumo nos EUA e Europa, criaram uma demanda adicional por operadores dispostos a colocar a "barriga no balcão". Participarão da feira da Associação Brasileira de Franchising (ABF), que se realiza na semana que vem em São Paulo, 18 delegações estrangeiras. E o cardápio de empresas que estão procurando oportunidades no país é o mais variado possível. A lista inclui desde grandes cadeias, como a rede americana de fast-food Wendy's, até uma empresa espanhola especializada em arte funerária em pedra. Não só as empresas estrangeiras que querem vir ao país. As redes nacionais também passaram a cortejar franqueados para se estabelecer nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste, onde os grandes grupos, como Multiplan, Br Malls, Ancar e Sonae Sierra, estão construindo shoppings ou compraram os empreendimentos existentes. O desenvolvimento de novas varejistas é crucial para os shoppings, sobretudo porque o modelo de ancoragem em megalojas começa a ser colocado em xeque. Segundo Marcos Gouvêa de Souza, consultor especializado em varejo, há uma forte tendência de migração da demanda, antes dirigida aos produtos, para os serviços, o que irá mudar a "cara" dos shopping centers. O maior problema continua sendo o acesso ao crédito pelos franqueados, situação que pode agravar-se com a alta da inflação e dos juros.