21/07/23 14h08

Varejo movimenta R$ 600 mi em seis meses

Tribuna Ribeirão

As vendas do comércio de Ribeirão Preto cresceram 3,21% em junho, aponta levan­tamento do Centro de Pesqui­sas do Varejo (CPV), mantido pelo Sindicato do Comércio Varejista de Ribeirão e Região (Sincovarp) – atende 43 cida­des – e pela Câmara de Diri­gentes Lojistas (CDL RP).

É a quinta alta consecutiva, neste ano, puxada pelo Dia dos Namorados, celebrado em 2 de junho. A única queda ocorreu em janeiro (-6,88%). As ven­das cresceram 5,8% em feve­reiro, voltaram a registrar alta de 5% em março, repetiram o desempenho em abril e avan­çaram 6,2% em maio.

“O Dia dos Namorados trou­xe um pico de vendas importan­te que contribuiu para manter a variação positiva em junho. O aquecimento do setor automo­bilístico/automotivo, por causa do programa de descontos para aquisição de veículos novos, também ajudou”, analisa Diego Galli Alberto, pesquisador e co­ordenador do CPV.

Acumulado do semestre

No primeiro semestre de 2023, as vendas do varejo de Ri­beirão Preto acumularam alta de 18,33%, já considerando a queda de -6,88% registrada em janeiro. No período, a média de crescimento das vendas no co­mércio local ficou em 3,05%, ao mês, abaixo da média apurada no primeiro semestre de 2022, que foi de 4,09% ao mês, ocasião em que o acumulado do perío­do foi de 24,54%.

“Por ser um grande polo regional de consumo, Ribei­rão Preto acaba registrando desempenho de vendas acima das médias estadual e nacional. Grande parte da renda gerada pelo Agronegócio, nos muni­cípios da macrorregião, acaba sendo direcionada para com­pras em Ribeirão, seja no Co­mércio Tradicional, shoppin­gs, bares, restaurantes ou em eventos”, afirma o pesquisador.

Novo indicador do CPV

O CPV também apurou que o comércio de Ribeirão Preto, movimentou R$ 600 milhões em vendas no primei­ro semestre de 2023, média de R$ 100 milhões, ao mês, entre janeiro e junho. Na compara­ção com o mesmo período de 2022, o faturamento teve que­da de -9,33% em relação aos seis primeiros meses do ano passado, quando o setor mo­vimentou R$ 656 milhões, mé­dia de R$ 109 milhões, ao mês.

A projeção é feita com meto­dologia de cálculo desenvolvida pelo CPV com base em dados da Secretaria da Fazenda do Es­tado de São Paulo, Ministério da Fazenda, Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e institutos que pesquisam o siste­ma tributário nacional.

“Com a metodologia que desenvolvemos, a partir de agora vamos apurar trimes­tralmente a projeção de fatura­mento do Comércio Varejista de Ribeirão e região. Esse indi­cador é de extrema importân­cia para a tomada de decisão dos nossos empreendedores, para um melhor entendimen­to dos rumos do setor e para demonstrar, com dados atuali­zados, a importância do Varejo para a economia local/regio­nal”, explica Galli.

Empregabilidade

Em junho de 2023, a mé­dia de variação entre vagas de emprego abertas e fechadas, no comércio crejista de Ribei­rão Preto, ficou estável. A mes­ma projeção é feita para julho. A retomada das contratações deve acontecer mais perto do fim do ano. O pesquisador cita o programa Desenrola Brasil, a queda do dólar e da inflação como cenários favoráveis ao comércio, mas diz que a refor­ma tributária preocupa.

Índice de Confiança

Sobre a expectativa dos ne­gócios para os próximos três meses (no curto prazo), consi­derando uma escala que vai de 1 a 5 pontos, em que 1 significa “muito pessimista” e 5 “muito otimista”, o Índice de Confian­ça do Varejo Sincovarp/CDL ficou em 3,4 pontos, em junho (ante 3,1 pontos, em maio), classificado como positivo.

Considerando a mesma es­cala, o Índice de Confiança do Varejo para os próximos doze meses (de longo prazo) ficou em 3,5 pontos (ante 3,6 pon­tos, em maio), também consi­derado positivo. Na média do primeiro semestre, os dois indi­cadores registraram 3,2 pontos (curto prazo) e 3,5 pontos (lon­go prazo), avaliados como de regular para bom.

Fonte: https://www.tribunaribeirao.com.br/site/varejo-movimenta-r-600-mi-em-seis-meses/