08/08/09 11h29

Varejo amplia investimento com melhora do cenário no 2º semestre

Folha de S. Paulo

Embora historicamente os varejistas concentrem a abertura de lojas no segundo semestre, a crise exacerbou esse movimento, já que as empresas estavam ainda mais cautelosas. A Lojas Americanas, que divulgou lucro líquido de R$ 6,8 milhões (US$ 3,6 milhões) no acumulado dos seis primeiros meses do ano, ante prejuízo de R$ 2,4 milhões (US$ 1,3 milhão) no mesmo período de 2008, ampliou a inauguração de unidades previstas inicialmente.

No primeiro trimestre, a rede abriu quatro lojas, e a previsão era fechar o ano com outras quatro. Entre abril e junho, não houve inaugurações. Ontem, Roberto Martins, diretor da companhia, disse que a rede deve terminar este ano com até dez novas lojas. Para 2010, a estimativa inicial é de 50 unidades. A empresa prepara um projeto de expansão para os próximos três anos e vai pedir financiamento ao BNDES.

A B2W, que engloba o Submarino e a Americanas.com, registrou queda de 43,6% no lucro do semestre (R$ 22 milhões / US$ 11,6 milhões). O Grupo Pão de Açúcar, que também divulgou balanço nesta semana, reiterou a previsão de investimentos, apesar das despesas com a compra do Ponto Frio. Dos R$ 750 milhões (US$ 394,7 milhões) em 97 novas lojas, foram gastos, até junho, só R$ 193 milhões (US$ 101,6 milhões) em nove unidades. Também de olho no cenário mais favorável, a Lojas Colombo chega à capital paulista na quarta-feira, com a abertura de uma loja no shopping Anália Franco. A rede gaúcha tem 360 unidades, sendo 86 no interior paulista.