Varejo adere aos orgânicos para tentar elevar vendas
Folha Online - 09/01/2007
Atentas a um mercado crescente, mas que apresenta gargalos, as principais redes de varejo do país têm intensificado as ações para ampliar as vendas e a base de consumidores de produtos orgânicos. É um movimento que se insere em um processo de disseminação de artigos de bem-estar. No fim de 2006, o Wal-Mart convocou mais de 50 fornecedores de orgânicos, entre os quais muitos que nem vendiam à rede, para apresentá-los à sua equipe comercial e incentivá-los a buscar meios de reduzir os preços e ampliar a oferta. Em um intervalo de dois meses, o Pão de Açúcar e o Carrefour lançaram marcas próprias dos chamados produtos saudáveis, como orgânicos e light. Primeiro a rede de Abilio Diniz e do grupo Casino colocou no mercado em setembro passado a Taeq, para disputar espaço com outra marca que ela já comercializava, a Goodlight. No fim de dezembro, a rede inaugurou em Alphaville, na Grande São Paulo, a primeira loja própria da marca Taeq, em investimento de US$ 106 mil. Dados iniciais apontam que produtos como orgânicos têm crescido 15% acima da meta desde a estréia da marca. Em novembro, foi a vez de o Carrefour lançar cerca de 80 produtos de sua linha Viver. Marcos Gouvêa, sócio-diretor da consultoria Gouvêa de Souza & MD, diz que as redes perceberam que existe uma preocupação do consumidor com a origem dos alimentos. Com a marca própria, elas criam um status diferenciado e ainda incorporam valor à rede.