22/06/23 15h28

Valparaíso se torna a quarta maior exportadora de açúcar do País, afirma plataforma

As exportações do município localizado na região de Araçatuba totalizaram US$ 24 milhões apenas no mês de junho; os dados foram coletados por uma plataforma especializada

Folha da Região

Dados da Plataforma Observatório Econômico do país colocaram Valparaíso, na região de Araçatuba, como o quarto maior município exportador de açúcar do Brasil. As exportações da cidade já totalizaram US$ 24 milhões neste mês de junho.

Os dados coletados pela plataforma são indicadores para o desenvolvimento local de Valparaíso e revelam que o município fica atrás apenas de Pradópolis e Catanduva, ambos em São Paulo, e Maringá, no Paraná.

A secretária Municipal de Indústria, Comércio e Desenvolvimento de Valparaíso, Renata Mendes Bottasso Pinho, comemorou os resultados da cidade diante dos números de ida de cargas de açúcar para o exterior.

Entre janeiro e maio, as exportações totais do município alcançaram US$ 80,5 milhões. “Esses números são um testemunho do potencial produtivo e da capacidade competitiva de nosso município. Estamos extremamente orgulhosos do progresso que temos feito no setor”, afirmou.

O prefeito Carlos Alexandre Pereira, o Xandy do Real (PSC), também se manifestou positivamente em relação aos resultados. “É um marco para Valparaíso. Os números são mais do que estatísticas, eles representam empregos, oportunidades e o desenvolvimento sólido de nosso município”, declarou o prefeito.

Um dos destaques do relatório foi o expressivo crescimento nominal e percentual das exportações de Valparaíso em maio, aumentando de US$ 11,9 milhões em maio de 2022 para US$ 25,7 milhões no mesmo mês de 2023, alta de 116%. Esse crescimento é um indicativo do fortalecimento do setor no município.

Segundo a prefeitura, exportações desempenham um papel crucial na economia local, gerando renda, incentivando a inovação e estimulando o crescimento econômico. Além disso, ao se inserir na dinâmica do comércio global, Valparaíso aumenta sua visibilidade internacional, o que pode atrair investimentos e fortalecer ainda mais a economia local.

Ainda de acordo com a assessoria de imprensa da prefeitura, a plataforma Observatório Econômico tem sido fundamental para rastrear essas métricas e fornecer insights importantes para o desenvolvimento de políticas locais.

Fonte: https://sampi.net.br/aracatuba/noticias/2769324/regiao/2023/06/valparaiso-se-torna-a-quarta-maior-exportadora-de-acucar-do-pais-afirma-plataforma