29/11/23 15h48

Valmet inaugura centro de serviços e manutenção para setor de celulose

Cruzeiro do Sul

Com investimento de R$ 33 milhões, Sorocaba passou a contar com o Centro de Serviços de Manutenção de Rolos da Valmet. A empresa de origem filandesa é líder no ramo de papel, celulose e energia. O evento de inauguração ocorreu ontem (28), na sede da indústria, localizada na zona industrial da cidade.

“Basicamente fazemos aqui a manutenção e retífica de rolos usados na indústria de papel, cartão, tissue -- por exemplo papel higiênico, guardanapo, lenços de papel -- e celulose”, explicou o diretor de serviços da empresa na América do Sul, Felipe Floriani. “As máquinas que fabricam celulose utilizam rolos que acabam sofrendo desgaste ao longo do tempo e, de acordo com a posição do rolo, ele é enviado para a manutenção. Ou seja, repará-lo para que ele possa voltar à utilização normal”, complementou o diretor.

A decisão da empresa de permanecer em Sorocaba foi estratégica, visto que o município tem se firmado nos últimos anos como fundamental para os setores de indústria, comércio e serviços, concentrando grandes players do segmento de papel e celulose.

No evento, os convidados tiveram a chance de conhecer a Valmet, assim como as tecnologias e novidades implantadas. Os clientes da empresa participam, hoje (29), de um seminário técnico com os profissionais que atuam em operação, manutenção de máquinas, coordenação e gerência.

Participou da inauguração, além de clientes e parceiros da empresa, o secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedettur), Paulo Henrique Marcelo. Ele ressaltou a importância de se ter mais investimentos no município. “É um marco. Observamos que tem várias empresas em busca de ampliar seus negócios em Sorocaba e isso é muito bom”, disse. Também esteve presente o presidente do Parque Tecnológico de Sorocaba (PTS), Nelson Tadeu Cancellara.

Concluída em 10 meses, a obra proporcionou 100 empregos diretos em meio aos 14 processos envolvidos nas fases de construção e montagem do maquinário. Já na operação, serão cerca de 30 funcionários.

A empresa

Há 63 anos, a Valmet atua no mercado nacional, figurando no desenvolvimento e fornecimento de tecnologias, sistemas de automação, válvulas de controle de fluxo e serviços para indústrias de celulose, papel e energia. Além do novo Centro de Serviços, a multinacional possui unidades industriais em Belo Horizonte (MG), Araucária (PR), Joinville (SC), Guarulhos (SP) e Imperatriz (MA). As fábricas contam com mais de 800 colaboradores diretos no Brasil.

Fonte: https://www.jornalcruzeiro.com.br/sorocaba/noticias/2023/11/725304-valmet-inaugura-centro-de-servicos-e-manutencao-para-setor-de-celulose.html