17/11/10 10h52

Valisere acirra a disputa por roupa íntima com Marisa

DCI

A Valisere arregaça as mangas para fazer frente a uma das maiores redes de varejo de moda feminina no Brasil, a Marisa, que no ano passado entrou no mercado de lingerie. Para não perder espaço, a Valisere, presente no segmento de roupa íntima desde 1934 como fornecedora, acaba de abrir a sua primeira loja própria, na Rua Oscar Freire, em São Paulo, e diz ter o objetivo de estar presente nas principais capitais do País em 2011. Além disso, a marca prevê ainda este ano inaugurar três franquias, duas das quais na capital paulista (Shopping Granja Viana e Shopping Villa Lobos), além de uma em Natal (RN) - em localização ainda indefinida. Segundo a empresa, a pretensão é abrir mais 10 lojas entre março e abril de 2011.

Quem não quer ficar para trás é a Marisa, que já possui 10 lojas voltadas ao segmento moda íntima, e até o fim do ano deve abrir mais quatro pontos. De acordo com dados divulgados em setembro passado, a rede fechará o ano de 2010 com 278 unidades, das quais 206 no conceito Marisa Ampliada (que vende para todos os perfis), 58 no Marisa Feminina e 14 no Marisa Lingerie. De acordo com a gerente-geral de Marketing da Marisa, Andrea Beatriz, o mercado de lingerie representa em torno de 25% do faturamento da companhia, e no próximo ano a intenção é continuar a expansão. Quem for até um ponto-de-venda Marisa Lingerie vai encontrar um mix de produtos por estilo de vida nas categorias moda jovem, casual, sensual, clássico, além de atributos e meias. Até o momento os pontos estão localizados em São Paulo, Minas Gerais e Rio Grande do Sul.

Segundo o professor da Provar Claúdio Felisoni, o bom momento de vendas para a moda íntima deve-se à fomentação da classe C. "A lingerie, para a mulher, é um desejo de consumo e está diretamente ligado ao poder de consumo que ela possui nas mãos atualmente", explicou Felisoni. Quem concorda é o presidente da Marisa, Márcio Goldfarb. "O processo de compra de moda íntima é diferenciado, e vimos no mercado o interesse e a demanda das clientes por uma loja com as características da Marisa Lingerie. Com isso, nasce um novo conceito em moda íntima no Brasil, com o mesmo posicionamento da Marisa, focada na nova classe média brasileira" diz.

Em números, isso resultou lucro líquido de R$ 41,6 milhões (US$ 24,5 milhões) no terceiro trimestre de 2010, um aumento de 57,9% em relação ao mesmo período do ano passado. O período de expansão, intensificado a partir do terceiro trimestre deste ano, fez subir as despesas com vendas da Marisa, que apresentaram alta de 14,3%, passando de R$ 115 milhões (US$ 67,7 milhões) para R$ 131,5 milhões (US$ 77,4 milhões) nos nove meses de 2010.