29/05/15 11h47

Valinhos atrai cada vez mais empresas e investimentos

Correio Popular - Campinas

Com um PIB de R$ 4,1 bilhões (US$ 1,3 bulhão), segundo dados atualizados em 2012 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Valinhos tem tomado medidas para atrair mais empresas e investimentos para a cidade. Uma delas foi a aprovação por unanimidade na Câmara Municipal de uma nova lei de incentivos fiscais que vigora desde abril passado. A nova legislação tem como objetivo elevar o nível de atividade econômica, estimulando assim a criação de emprego e renda.

Empresas de diversos setores poderão se beneficiar com a isenção ou redução de tributos que serão concedidos de acordo com o grau de investimento do empreendimento no município (empregos, faturamento e valor do investimento). Segundo o secretário de Desenvolvimento Econômico, Wilson Ventura, foram muitos meses de estudo e visita às empresas para elaboração de um projeto que atendesse às expectativas e demandas do município e que pudesse estar competitivo entre os municípios da região.

A legislação estabelece critérios para que uma nova empresa possa ter benefícios fiscais, como: valor do investimento, se houve ou não aquisição do imóvel, o valor do faturamento e a quantidade de empregos gerados. Se a empresa adquirir o imóvel, por exemplo, terá uma pontuação maior e, assim, conseguirá um benefício melhor com relação aos impostos, como o Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU).

O Bionovis, superlaboratório de medicamentos de alta complexidade, anunciou recentemente a instalação de uma fábrica em Valinhos com investimentos de R$ 736 milhões (US$ 234 milhões) e geração de 150 novos empregos diretos. A escolha da cidade para sediar o empreendimento foi resultado de uma união de forças do governo do Estado, por meio do trabalho da Investe SP, e da prefeitura, que proporcionou toda assessoria necessária para a decisão.

De acordo com o prefeito Clayton Machado, a empresa será um polo para atrair novos negócios à cidade. “Conseguimos, com a agilidade do governador Geraldo Alckmin, criar mecanismos e o empenho da Investe São Paulo, que acreditaram em Valinhos, trazer para a cidade o primeiro laboratório de biotecnologia farmacêutica do Brasil, responsável pela pesquisa e cura de doenças de alta complexidade. Com esta união de forças, decididamente, colocamos Valinhos como referência nos cenários nacional e internacional, além dos recursos financeiros, porque este laboratório será uma das maiores fontes de receita da prefeitura”, pondera.

A planta da Bionovis produzirá medicamentos biológicos de alta complexidade voltados, sobretudo, para o tratamento de doenças autoimunes, diversos tipos de câncer, doenças inflamatórias intestinais e doenças neurodegenerativas. A maior parte deles será vendida ao SUS. A expectativa é que a fábrica esteja pronta ao final de 2016 e comece a operar em 2017, com 150 funcionários. Com esse empreendimento, a empresa pretende ser a primeira brasileira a produzir remédios de alta complexidade e se tornar a maior empresa de base biotecnológica latino-americana, geradora de inovação e exportadora de produtos e tecnologia. A Bionovis será instalada na Alameda Itajubá, no trevo principal de Valinhos, em um terreno com 40 mil m² e 13 mil m² de área construída.

Outra empresa a se instalar na cidade é a GSM Nutrition

No dia 22 deste mês, entrou em funcionamento outra empresa do ramo farmacêutico. Com investimento inicial de R$ 2,5 milhões (US$ 796 milhões) e a geração de 20 empregos diretos e 40 indiretos no primeiro ano de funcionamento, a GSM Nutrition tem capacidade mensal de produção (por turno) de 8 milhões de cápsulas, 14 milhões de comprimidos, 12 toneladas de gel/líquido e 14 toneladas de mistura em pó entre suplementos alimentares e nutracêuticos, tais como: BCAA, Whey Protein, Gel, carboidratos, polivitamínicos, chás, sucos, preparados para panquecas, entre outros. A nova empresa integra o grupo TS Pharma, especializado em pesquisa e desenvolvimento de medicamentos/suplementos, e sediado em Valinhos há 4 anos.

Para o diretor da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Jorge Torrezin, a cidade de Valinhos tem despertado a atenção dos investidores novamente, graças ao trabalho que vem sendo feito pela prefeitura, como a nova política de isenção fiscal.

Desde janeiro de 2013, foram abertos 2.459 cadastros de pessoas jurídicas em Valinhos. Entre as grandes empresas que se instalaram na cidade neste período, destacam-se: Cast Futura (componentes para fogões); Jabil (serviços de eletroeletrônica); Fábrica MWV (cosméticos); Ecosynth (startup em biotecnologia) e Globo Brasil (painel solar).