Vai subir?
Folha de S. PauloA Atlas Schindler, fabricante de elevadores e escadas rolantes, pretende investir R$ 100 milhões no Brasil até o fim do ano que vem. Desse total, cerca de R$ 40 milhões devem ser aportados ainda neste ano.
Parte do investimento irá para a ampliação da sede da companhia, que fica no Cambuci, região central de São Paulo. Além da estrutura administrativa, o local ganhará um novo centro para treinamento de funcionários.
"Apesar de o mercado estar difícil para a venda de equipamentos novos, é preciso colocar recursos agora para estar pronto quando esse ciclo se reverter", diz André Inserra, presidente da companhia para as Américas.
A fábrica do grupo, em Londrina (a 305 km de Curitiba), também deve ganhar novos equipamentos, parte da estratégia de exportar elevadores prontos para países da América Latina, como Chile, México e Colômbia.
Há dois anos, as vendas aos países latinos do que o grupo fabricava no Brasil se restringiam a peças de manutenção. O equipamento completo vinha da filial chinesa.
"A crise interna estimula, mas o objetivo é tentar fazer com que a venda para outros países seja um compromisso de longo prazo, para ganhar e manter os mercados."
5.000
é o número de funcionários da multinacional no Brasil
25,3 mil m²
é o tamanho da nova sede no país; 13,9 mil m² a mais que a atual