15/09/15 14h51

Vagas em Hyundai e Randon são "luz no fim do túnel" do emprego

Araraquara conta os dias para a conclusão das obras desses parques fabris, para setor industrial, enfim, voltar a empregar

Araraquara Tribuna

As contratações previstas por Hyundai-Rotem e Randon são ‘a luz no fim do túnel’ para alavancar a empregabilidade na indústria araraquarense. Novos postos já começam a ser gerados, e a expectativa do Executivo é que mais de 2 mil novas vagas sejam preenchidas até março de 2016 por essas empresas. Segundo o prefeito Marcelo Barbieri (PMDB), a sul-coreana Hyundai já contratou cerca de 120 profissionais para a montagem dos vagões.

A empresa tem contratos para entregar antes mesmo da conclusão de sua fábrica, às margens da rodovia Antonio Machado Sant’Anna (SP-255). Atualmente, a sul-coreana funciona em uma área dentro da Iesa. “E a Randon já iniciou processo de recrutamento de funcionários aqui, na cidade. É uma luz no fim do túnel”, complementa.

No ano que vem, até março, de acordo com o chefe do Executivo, a Hyundai terá gerado cerca de 700 empregos, enquanto a gaúcha Randon, cerca de 2 mil. A Henrimar, fabricante de piscinas, já começa a operar no fim do mês e terá 125 funcionários em seu quadro.

A situação projetada é bem diferente do acumulado nos últimos 12 meses, de julho de 2014 até julho deste ano. A queda de empregos na área industrial foi pesada. A cidade acumulou perda de 1.965 postos, segundo dados do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados do Ministério do Trabalho).

Obras aceleradas - Para cumprir o cronograma, as obras das empresas estão em ritmo acelerado. Segundo Barbieri, as fábricas da Hyundai e da Randon, seguem sem intercorrências. “As obras deslancharam no período de estiagem e agora estão cobertas. A chuva não deve atrapalhar”, projeta.

Na Iesa já estão alguns trens que chegaram da Coreia do Sul nesse final de semana. São os primeiros a serem montados em Araraquara. Outros 11 carros chegam até o final do mês, e, em novembro, os oito primeiros serão entregues. Eles fazem parte do pacote de 112 carros que serão entregues para o metrô de Salvador/BA, e de mais 240 para o metrô paulistano.

Qualificação é o desafio - Para conseguir suprir a expectativa dos contratantes, ter qualificação é essencial. Paulo Sergio Sassi, diretor do Senai de Araraquara, diz que, neste momento, é imprescindível que as pessoas se preocupem em ter o que oferecer. “Em momentos de crise, a oferta de trabalhadores é maior, e somente os mais bem qualificados vão conseguir colocação”, diz.

Segundo Sassi, o Senai ajudou a Hyundai com essas primeiras contratações. “Formalizamos há alguns dias um convênio com a empresa e a Prefeitura. A Hyundai vai patrocinar os cursos para a comunidade para atingir seus objetivos”, acrescenta.

Sobre a Randon, o diretor do Senai diz que, se a empresa mantiver o projeto inicial, será um grande desafio. Apenas para soldador serão necessários aproximadamente 350 profissionais. “Na próxima semana, tenho uma agenda com membros da diretoria e recursos humanos para retomarmos questões de formação de profissional.”

O Centro de Formação Profissional ‘Professor Lourenço Arone’ está com inscrições abertas para cinco cursos profissionalizantes voltados para o setor ferroviário. As aulas terão início no dia 21. Dez turmas serão formadas, com opções nos períodos da tarde e noite.

As vagas são para assistente de controle de qualidade, ajustador mecânico, eletricista instalador, serralheiro em aço-carbono e soldador eletrodo revestido. Informações no próprio Centro, na avenida Nabor Rodrigues dos Santos, 467, Jardim dos Manacás. O telefone é (16) 3461-0082.

Emprego nos trilhos - A aposta de Araraquara em seu parque fabril tem sido o setor rodoferroviário. A vinda da Hyundai-Rotem e da Randon (foto) mostram que a posição geográfica da cidade, próxima a entroncamentos de rodovias e ferrovias, é trunfo importante para gerar vagas nesse setor.